segunda-feira, 31 de outubro de 2011

CONVITE: EXPOSIÇÃO FIO CONDUTOR

Convida-se toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade a visitar a exposição Fio Condutor , que estará patente na nossa Biblioteca entre o dia 7 e o dia 18 de Novembro.
Esta exposição é o resultado de um conjunto de actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo transato em diversas escolas do Porto e enquadra-se no tema "Biodiversidade", tratado no âmbito do programa de Educação Ambiental promovido pela Câmara Municipal do Porto.
Para saberes mais sobre esta exposição, visita o site http://www.cm-porto.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=cmp.stories/17436

EM MAIO PASSADO FOI ASSIM...

Cartaz com o programa da  actividade.



No dia em que se realizou a actividade, vários alunos recortaram e montaram  miniaturas de morcegos, num momento de partilha entre alunos, pais e professores.


Os participantes observaram  morcegos, numa actividade muito interessante,
que envolveu toda a comunidade educativa.

Durante uma breve palestra, a Dr.ª Luzia Sousa, curadora do Museu de História Natural da FCUP,
esclareceu os presentes acerca da importância dos morcegos para os ecossistemas
e desmistificou crenças e mitos sobre estes animais.

FICA ALERTA, POIS PARA MAIO DO PRÓXIMO ANO
HÁ MAIS SOBRE QUIRÓPTEROS!!!!

domingo, 23 de outubro de 2011

Halloween



Halloween is coming soon. Don't miss it.
Visit your library, the scariest place at school on the 31st October.
You can deliver your works from 8:25 to 9.30, at the library.
Don't forget your work must have a name.
Your teacher can help you, ask for her assistance.
Winners will be announced at 5:00.
Be creative because on the 31st we dare to scare!

sábado, 22 de outubro de 2011

UM CONTO PARA PENSAR

Nasci hoje de madrugada
      vivi a minha infância esta manhã
            e cerca do meio-dia
                  já passava a minha adolescência.
                        E não é que me assuste
                              que o tempo passe por mim tão depressa.
                                    Só me inquieta um pouco pensar
                                          que talvez amanhã
                                                eu seja
                                                      demasiado velho
                                                            para fazer o que deixei pendente.

BUCAY, Jorge (2011). Contos para pensar. Maia : Editora Pergaminho

terça-feira, 18 de outubro de 2011

MÊS INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR


É em outubro que se celebra o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, segundo a declaração aprovada pela International Association of School Librarianship (IASL), em Janeiro de 2008. Já o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) decidiu declarar o dia 24 de outubro como o dia da Biblioteca Escolar. Para celebrar este dia, deixamos aqui um pouco de humor...


... e também um tributo a Steve Jobs, que ao inventar o iPad muito contribuiu para revolucionar o formato dos livros que se leem entre nós.



Já agora: exemplo de um clássico em formato digital.



quarta-feira, 12 de outubro de 2011

RECEITA PARA LER EM FAMÍLIA


Porque ler é compreender, construir e posicionar-se e porque cabe à família um papel crucial na criação de jovens leitores, apresenta-se, em seguida uma “receita” para momentos encantatórios.

• Junte-se uma família - e por que não um vizinho, um amigo… - em redor de uma mesa, sobre os sofás confortáveis lá de casa ou simplesmente sobre algumas almofadas espalhadas em cima de um tapete.
• Desliguem-se todos os aparelhos que possam interromper a magia do momento: televisores, telemóveis, computadores… podendo, no entanto escolher-se uma música de fundo, suave, que, preferencialmente, narre uma história semelhante àquela que será transmitida através das palavras.
• Escolha-se, à vez, um elemento da família que esteja ansioso por deixar que a sua voz arranque as palavras de um livro previamente escolhido e lhes dê vida, para que estas envolvam os presentes, despertando neles a curiosidade, a diversão, o deslumbramento…
• São proibidas as leituras profissionais e práticas que nos estragam o gosto de ler: relatórios, notícias, cartas do banco, prospectos farmacêuticos e outras literaturas secas. Ao invés disso, comece-se por histórias breves mas que, simultaneamente, abram o apetite para mil e uma outras histórias igualmente interessantes.
• Por último, dialogue-se amenamente sobre a história que se ouviu, levantem-se questões a gosto, esclareçam-se as dúvidas que os mais jovens desejem ver clarificadas, confrontem-se pontos de vistas sobre a história lida. Ou, simplesmente, fique-se em silêncio, deixando que as palavras entusiasticamente lidas ecoem na mente de todos…
Ótimas leituras!
QUERES COMENTAR?
Onde arranjar tempo de ler, quando o tempo corre inexoravelmente? Tal como insiste Daniel Pennac, «Desde o momento em que se coloca o problema do tempo de ler, é porque não há vontade (…) Nunca ninguém tem tempo para ler. A vida é um obstáculo permanente à leitura. O tempo para ler, tal como o tempo para amar, dilata o tempo para viver. Quem tem tempo de estar apaixonado? Mas já se viu alguma vez um apaixonado não arranjar tempo para amar. A leitura é como o amor, uma maneira de ser. O problema é se ofereço ou não a mim mesmo a felicidade de ser leitor.»
Por isso, cara mãe e caro pai, ofereça-se a si mesmo um enorme presente: o prazer de ler. E, se quer conseguir que o(s) seu(s) filhos leiam, o mais importante a fazer é ler você mesma(o)!