terça-feira, 9 de outubro de 2012

NOVAMENTE SEBASTIÃO DA GAMA, NOVAMENTE OS PROFESSORES!



       Não tenho quaisquer dúvidas de que os livros são tesouros e, hoje, encontrei mais um. Já lera excertos, mas, confesso, o meu conhecimento deste livro não passava desses excertos que tive o privilégio de encontrar espalhados por diversas coletâneas.
      Pois bem: hoje, graças ao meu trabalho, encontrei-me com este livro. Senti o cheiro das suas páginas. Folheei-o. Li alguns excertos e fiquei encantada. O tesouro? O Diário de Sebastião da Gama, uma “Pequena história” da vida deste professor excecional, o “registo quotidiano das suas experiências de estagiário”, como refere Hernâni Cidade no prefácio da sua autoria.
     Como o Dia Mundial do Professor ainda está próximo (mas não são todos os dias “dias do professor”, “dias da criança”, “dias da paz”, “dias de…”?), não resisto a transcrever um pequeno excerto:
      “Quando entrei na sala já a coisa começara; falava o Dr. Melo Furtado do Professor e dizia coisas que me ficaram cá dentro. «Tiraram-nos tudo, durante alguns anos. Só não nos tiraram a alma». «Por isso cá estamos para cumprir a nossa missão, nós os professores que não ensinamos para os cigarros». […] «Os nossos iguais são os mocinhos. Nós procuramos como companhia mais agradável esses que ainda acreditam, que só acreditam».” (p. 83)
      Tal como este, poderiam ser transcritos outros trechos "belos e cheios de razão". No entanto, fica apenas o convite à leitura.
       E já agora: eu continuo a acreditar!
Assunção  Ribeiro
(Coordenadora da BE/CRE)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!