domingo, 24 de novembro de 2013

COMO TRAVAR CONHECIMENTO COM UM LIVRO


     Quando compramos ou requisitamos um livro, numa livraria ou numa biblioteca, muitas vezes sabemos muito bem o que procuramos: mais uma obra do nosso escritor ou poeta preferido; um livro que nos foi recomendado por alguém ou sobre o qual já lemos alguma crítica favorável ou ainda mais um livro sobre a nossa temática de eleição, onde esperamos encontrar algo de precioso.
    No entanto, também pode acontecer procurarmos uma obra sem quaisquer referências prévias e, nesse caso, como travar conhecimento com um livro?
      Dietrich Schwanitz dá-nos boas pistas na sua obra Cultura! Segundo este autor…

    «Não temos de ler de fio a pavio qualquer livro em que pegamos. Também com um livro convém começarmos por travar conhecimento. Se a obra em questão for literária, a fama ou reputação do autor pode ser uma orientação; talvez já o conheçamos através de outras obras, ou tenhamos lido uma recensão crítica. Se tivermos o livro entre mãos numa livraria, lemos algumas passagens escolhidas ao acaso ou segundo algum critério particular e damos uma vista de olhos no texto de badana ou de contracapa. Este último tem evidentemente funções publicitárias, apregoando o livro como uma arrebatadora e fascinante obra literária. Mas, e apesar deste inconveniente, encontramos ali uma grande quantidade de informações úteis: em regra, ficamos a saber algo sobre o género em que o livro se enquadra (thriller, história de amor, saga familiar, etc.) e ficamos a saber algo sobre o grupo-alvo a que a editora apela (velhas senhoras, intelectuais, [jovens leitores]), assim como sobre o nível da obra (entretenimento, kitsch, literatura de qualidade). Em regra também nos é dado admirarmos a efigie do autor. Aqui é necessário termos cuidado; não convém tirarmos conclusões precipitadas sobre a qualidade da obra com base no facto de o semblante do autor nos parecer simpático ou repugnante.»

SCHWANITZ, Dietrich (2004). Cultura: tudo o que é preciso saber. Lisboa: Livros D'Hoje.

   Este “guião” de Schwanitz é um excelente pretexto para te convidarmos a conhecer as novidades que aguardam por ti na nossa biblioteca. Encontras uma amostra na página “NOVIDADES”!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!