segunda-feira, 7 de março de 2016

VIAGEM A ÁFRICA A BORDO DE UMA HISTÓRIA DA AJUDARIS

As turmas A e B do 4.º ano e  do 3.º S da escola Augusto Lessa viajaram connosco até África, a bordo de uma história Ajudaris.
Alguns alunos provaram que já sabiam muito acerca deste continente imenso e mostraram grande interesse por tudo aquilo que quisemos mostrar-lhes. Depois, redigiram textos acerca desta "viagem". Deixamos-te aqui o testemunho do João Filipe e da Jéssica e incitamos-te a saber mais sobre o mundo que nos rodeia, seja sobre África, seja sobre a tua própria cidade!


A MINHA “VIAGEM” A ÁFRICA

Hoje, as turmas do 4,º A, 4.º B e 3.º S foram à escola do Covelo, ver e ouvir uma história intitulada “O pequeno elefante”, do livro da Ajudaris. Eu fui um deles.
Estivemos a conversar sobre o que há em África. Vimos animais de diferentes espécies, Tentámos e conseguimos adivinhar o nome de uma espécie de grous chamada “grous coroados”. Vimos elefantes africanos e asiáticos e descobrimos que são muito diferentes. Observámos aranhas venenosas, camelos e as tão famosas girafas.
E a magia começou! A professora Assunção, que nos explicou e mostrou tudo, leu-nos a história que vos referi no início. Depois de a ouvir, comecei a imaginar como seria viver em África, conhecer girafas, ver elefantes, descobrir grous coroados, fingir ser “eu” um leão…
Seria tão engraçado! Adoraria!
João Filipe Leitão
4ºA – EB Augusto Lessa

Hoje, fui a pé com os meus colegas, ouvir uma história da Ajudaris e, adivinhem lá… também tivemos, ao mesmo tempo, uma aula sobre África. A professora Assunção esteve a dar a aula e falou-nos sobre a vida em África.
Ela mostrou-nos, no quadro interativo: os animais, os tecidos, as casas, as árvores e muito mais. Até parecia que eu estava em África!
Agora vou-vos contar a minha história imaginária. A meio da história adormeci e um sonho divertido aconteceu. Abri os olhos, levantei-me e muito espantada fiquei quando vi erva e árvores enormes, tal como ouvi na história do elefante perdido, o “Trombinhas”. O meu outro espanto foi que vi três animaizinhos perdidos, tal como na história: um leão, um macaco e um elefante. Eram exatamente os animais da história! Foi aí que me apercebi que estava “dentro” da história.
Então, fui ter com eles e ajudei o “Trombinhas” a encontrar a família. E, tal como na história, encontrámos um caminho com pegadas XL, fomos por esse caminho e encontrámos uma manada de elefantes. Eles guiaram o Trombinhas até aos pais, que nos agradeceram pela nossa amizade, lealdade e coragem.
Acordei e apercebi-me de que era um sonho, mas até gostei.
Esta foi a melhor visita de todas e também adorei o meu sonho!

Jéssica Teixeira
4ºA - EB Augusto Lessa


_______________________________________________
A propósito de elefantes: para que também conheças as diferenças entre o elefante africano e o elefante asiático, nada melhor do que um desenho!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!