domingo, 8 de janeiro de 2012

O QUE É UMA BIBLIOTECA?

Delicia-te com as respostas...

O que é uma Biblioteca?
Será qualquer conjunto de livros uma Biblioteca?

     Toda a gente sabe o que é uma Biblioteca. Os gregos, que lhe puseram o nome, escolheram Biblos de livro e  teca de depósito. Ou de cofre. Cofre de livros. Gosto desta ideia. Cofre é um local onde guardamos coisas que queremos ver seguras. E que objetos mais valiosos para a Humanidade pode haver do que os livros? Nos livros encontramos informações sobre todas as descobertas, todos os sonhos, todos os avanços, toda a História das mulheres e dos homens que têm povoado, vivido no nosso planeta. Com o andar dos anos, na Biblioteca se foram guardando também outros suportes que podem conter informação preciosa sobre a Humanidade: os jornais, os CDs, os filmes, os DVDs, os livros em formato digital ….
     Quando eu era pequena e descobri que sabia ler, considerei que a partir daí nunca mais ninguém me poderia limitar, proibir ou vencer! Adorava que me castigassem e me mandassem para o meu quarto porque lá podia ler, ler, ler… Receio até que tenha tido a ousadia de provocar alguns castigos só pelo prazer de ler e me sentir indescritivelmente livre! A Biblioteca, a minha pequena biblioteca era nessa altura mais do que nunca, o meu cofre de livros, a minha Ilha do Tesouro, a minha Caverna de Ali Babá, o local onde as mais fantásticas jóias, os livros, me aguardavam para me enfeitarem a imaginação. Não gostava, nessa altura, que me emprestassem livros, nem gostava de os emprestar. E jurei a mim própria que iria ser dona de todos os livros que lesse ao longo da minha vida. Quando alguém me quisesse conhecer melhor, eu mostraria a minha biblioteca e pelos livros adormecidos nas estantes, qualquer pessoa ficaria a saber que tipo de pessoa eu era. Uma espécie de “Diz-me o que leste, dir-te-ei quem és!”
     À medida que fui crescendo, tive, no entanto, de ler muitos livros para descobrir que não gostava nada deles e decidi então separá-los em estantes para poder explicar que daqueles não gostara nada! Também aí me enganei! É que alguns livros de que não gostara, lidos anos mais tarde, vieram a revelar-se fantásticos e emocionantes!
     Seja como for, todos juntos ou separados, esses livros foram construindo a minha Biblioteca pessoal. Agora, que estou mais velha e portanto mais madura, mudei de novo de opinião. Para quê ter tantos livros, esquecidos nas estantes? Não será muito melhor fazê-los circular e permitir que possam enriquecer outras pessoas? A minha biblioteca está agora a transformar-se num local onde só vão ficando os livros que amo e mesmo esses, por vezes, vão dar umas voltas com as pessoas que estimo, a quem os empresto com muito prazer.
     Bem, mas se calhar, fugi ao assunto… Uma Biblioteca de uma escola, de uma Universidade, de uma cidade, de um país, é muito mais importante. Ela guarda e disponibiliza aos leitores um tesouro muito maior que o meu e tem de ter obras variadas: de referência, como dicionários, gramáticas, enciclopédias, volumes de reconhecido mérito científico sobre as várias áreas do saber, da História à Geografia, da Biologia à Química, romances, aventuras, poesia e tantos outros temas que ficaria aqui uma eternidade a enumerá-los.
     Uma Biblioteca, em jeito de conclusão, é um local de encontro entre a sabedoria e o conhecimento que herdámos do Passado, os amores e os desamores que os escritores ousaram escrever e os nossos próprios sonhos de Futuro.
Professora Fátima Neto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!