quinta-feira, 19 de abril de 2012

NOVAMENTE AS HISTÓRIAS DA AJUDARIS

     À semelhança do que aconteceu no ano letivo anterior, também este ano o Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade se associou ao Projeto da Ajudaris, através da dinamização de diversas iniciativas.
     Em primeiro lugar, a Escola E.B. 1 do Covelo acolheu, na sua biblioteca, a exposição das ilustrações da mais recente edição, que foi vista por todos os alunos do primeiro ciclo, que, em paralelo, assistiram à leitura de várias histórias, feita por docentes da Escola E. B. 2/3 de Paranhos, incluindo vários elementos da direção.
     Já na última semana do segundo período, foi a vez de os docentes e bibliotecários das escolas envolvidas na criação das histórias serem recebidos na nossa escola pela diretora da Ajudaris - Rosa Vilas Boas, pela coordenadora do projeto na área do Porto –Sónia Cruzeiro, e pela diretora do nosso agrupamento, Natália Cabral, que recebeu com as palavras que se seguem todos os presentes:


“Seja no que for, só se recebe na medida do que se dá”
     Receber hoje, aqui, todos estes colegas é para nós um orgulho e um prazer.
     É bom estarmos juntos, é bom termos orgulho em algo que ajudamos a desenvolver e ver os frutos do nosso trabalho.
     A Ajudaris, foi fundada em 2008, é uma instituição particular de solidariedade social, sem fins lucrativos, de caráter social e humanitário, de âmbito nacional. São vários os projetos que desenvolve:
     - SOS fome - apoia crianças e famílias;
     - Idade d’Ouro – promove a qualidade de vida no idoso;
     - Partenariado sem abrigo do Porto – acompanha pessoas sem abrigo.
     A humanização, o respeito, o acolhimento e solidariedade, a valorização dos comportamentos e atitudes são os principais valores que preconiza, tentando inovar e intervir sobre as causas e os problemas, estimulando e fomentando a qualidade de vida e o bem estar dos desprotegidos.
     Assim, surge em 2009 este projeto “Histórias da Ajudaris”, projeto inovador e pioneiro de incentivo à leitura, à escrita e à solidariedade social que já vai a caminho da 4ª edição. Trata-se da criação de uma obra coletiva através da compilação de histórias solidárias, criadas por crianças de vários estabelecimentos de ensino de diversos pontos do país e ilustradas por artistas conceituados a nível nacional.
      Os projetos surgem tal e qual os textos. A palavra texto significa tecido. Com efeito o texto é um tecido composto de palavras que se reúnem em frases, períodos e parágrafos. Mas antes de assumir essa forma o texto começa na mente de quem vai escrevê-lo.
     Idealizar é o primeiro passo, operacionalizar é trabalhar, é ter a capacidade de espantar-se, quando se vê do que somos capazes.




     Após a receção, seguiu-se a leitura dramatizada de um conto por alunos surdos e ouvintes do 4.º ano da Escola E.B. 1 de Augusto Lessa, orientados pela professora Sameiro Pereira, e, por último, foi atribuído a todos os envolvidos no projeto o seguinte louvor, também da autoria da diretora Natália Cabral:

     Ser professor não é tarefa fácil!
     Falar sobre eles e ainda por cima para eles é uma tarefa ainda mais complicada!
     E então, sendo professor, falar sobre eles, para eles, ainda é mais difícil!
     Mas, mesmo assim, vou tentar e sabem porquê?
     Porque ser professor é ser artista, malabarista, pintor, escultor, doutor, musicólogo, psicólogo… é ser mãe, pai, irmã, avó… é ser ciência, paciência, informação, ação… é ser bússola, farol, luz, é ser sol. É ter nas mãos o mundo de amanhã. É fazer de si mesmo uma janela aberta para o outro. É reconhecer que todos os dias são feitos para aprender sempre um pouco mais. Ser professor obriga a não ter geração.
     E eu atrevo-me a dizer que nós procuramos, com paixão, ser tudo isto.
Será que conseguimos?
     Não sei, mas como acredito que “ quando os homens fracassam, o que lhes faltou não foi inteligência, foi paixão”, tenho a certeza que a paixão que todos os dias pomos no que fazemos nos leva a acreditar que conseguimos. Se continuarmos, com paixão, a construir sonhos, a transformar o mundo, a lutar para que nasça um novo dia, a acalentar o entusiasmo e a esperança, a fazer da persistência o nosso lema, certamente vamos ser e viver felizes.
Natália Cabral

     Durante as férias da Páscoa, foi a vez de três alunos do 4.º A da Escola E.B.1 de Augusto Lessa – a Mafalda, a Mariana e o Ricardo - em conjunto com a professora Sónia Cruzeiro, lerem a história criada pela sua turma no programa “A tarde é sua”. Veja-os em “A tarde é sua: Crianças escrevem histórias infantis”! (http://www.tvi.iol.pt/videos/13601816)

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