segunda-feira, 23 de abril de 2012

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LEITURA, ESCRITA E CÁLCULO: DESAFIOS DA INTERVENÇÃO






    “Aprender a ler, ler para aprender!”
: eis uma das ideias essenciais transmitidas pelo Dr. João Lopes na interessantíssima palestra que decorreu hoje no auditório da nossa escola e na qual estiveram presentes docentes e encarregados de educação.
       “Ter dislexia” ou “ser disléxico”? Será a dislexia uma “doença da leitura”? O que é a “word blindness”? Que relação existe entre a dislexia e a “transparência das línguas”? O que é uma “língua transparente”? Será a língua portuguesa mais transparente que a língua inglesa? Quem poderá intervir na resolução de problemas associados à leitura? Em que idade se deve intervir para resolver esses problemas? O que é a “lateralidade cruzada”? Será a dislexia hereditária?
      Foram estas algumas das questões (e também mitos!) sobre as quais se refletiu numa sessão onde o humor se aliou a ideias muito sérias  acerca da leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!