sexta-feira, 25 de maio de 2012

BULLYING: PARA QUÊ ESCONDER...

     Decorreram hoje, no auditório da nossa escola, diversas sessões acerca do Bullying, orientadas pela escritora Cristina Vieira Caldas, durante as quais turmas do 5.º ao 9.º ano tiveram a oportunidade de expor pontos de vista e de refletir sobre várias das vertentes deste problema que afeta muitos jovens.
     Afinal o que é o bullying? Que traços caracterizam os bullies ou agressores? Quem são, geralmente as vítimas de bullying? Que sinais nos indicam a existência de bullying e como devemos agir perante estas situações? E que história nos é contada em Para quê esconder?!, uma narrativa protagonizada por João, uma das muitas vítimas de bullying? 
     Eis algumas das questões norteadoras das conversas com Cristina Caldas, escritora  que ao longo da sua carreira de docente testemunhou algumas situações sobre as quais nos pretendeu alertar para que o relacionamento entre todos seja mais salutar.
     Se ficaste curioso para conhecer a história de João, dirige-te à nossa biblioteca, onde poderás ler o conto ou requisitá-lo para leitura domiciliária.

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA:






As reações de alguns alunos do 5.º F:


     Durante a manhã de hoje a nossa turma acompanhada por outra e os professores destas fomos ao auditório da escola e estivemos a falar sobre a maldade do “Bullying”.
     Dialogaram connosco que há dois tipos deste perigo: Bullying físico, que é quando os bullies (agressores) batem, roubam o lanche e dinheiro às vítimas; e psicológico que é quando eles falam para as vítimas provocando-lhes medo, receio, tristeza e fazendo-as ficar com baixa autoestima.
     As vítimas de bullying têm medo de fazer queixa dos agressores, pois assim pensam que ainda lhes vão bater mais.
     Na minha opinião isso não se deve fazer, temos sempre de exprimir os nossos segredos e receios. Foi por isso que a professora Cristina Vieira escreveu um livro sobre este tema e eu estou interessadíssima em lê-lo!!!
     Eu não sou vítima de bullying, felizmente, mas tento sempre ajudar as crianças que são.
Mariana Alves, 5.º F
     Existem três tipos de bullying: o cyber bullying, o bullying psicológico e o bullying físico.
     O cyber bullying é feito através de mensagens com nomes ofensivos dirigidos à vítima, enviadas por computador ou por telemóvel,
     O bullying psicológico também é feito dirigindo-se nomes ofensivos à vítima, mas diretamente.
     O bullying físico é, geralmente, feito por mais do que uma pessoa, pois, se fosse só por uma, essa pessoa poderia ter medo da vítima. No entanto, em superioridade numérica, os bullies conseguem bater (agredir) a vítima.
     Esqueci-me de dizer que no Bullying psicológico os agressores ameaçam a vítima para obter dela alguma coisa, como: o lanche, o dinheiro... Também ameaçam as vítimas para lhes fazer os testes ou os trabalhos de casa.
     Às vezes as vítimas de bullying chegam mesmo a suicidar-se!!!
Gaspar Almeida 5.º F
     Hoje, dia 25 de maio, assistimos a uma interessante sessão sobre um dos mais importantes temas, o Bullying. Falámos com a escritora do pequeno, mas admirável livro “Para quê esconder?”, e também com o gestor da editora desse livro, Sr. Arnaldo Duarte.
     Acho que reforçámos os nossos conhecimentos acerca de vários subtemas dentro do tema Bullying.
     Os agressores têm um passado aterrador em casa ou mesmo na escola e descarregam a sua fúria nas pobres e indefesas vítimas. Até na sala de aula há bullying!!! Por papéis ou sussurros ninguém está a salvo do bullying psicológico.
     Os bullies Começam por tirar o lanche, o dinheiro, o telemóvel até lhes dizermos um determinado “não!”. Batem e baixam a autoestima às vítimas.
     Para quê esconder esta maldade?
     Diz aos teus pais, aos professores, a todos que têm autoridade! Ajuda a acabar com este problema! Diz não! Protege-te!
Sara Oliveira, 5.º F
     Achei muito interessante a sessão que a nossa escola preparou para nós sobre o tema: Bullying.
     Gostei muito de ouvir a escritora e professora Cristina Vieira e de participar com a minha opinião sobre este assunto.
     Na minha opinião os agressores maltratam as vítimas porque precisam de descarregar a sua fúria e porque algo muito errado acontece na casa deles – violência doméstica.
Mamadú Badjó 5.º F
     Hoje de manhã fui a uma sessão sobre bullying.
     Aprendi que se for vítima devo falar com os meus pais ou professores.
     Aprendi também que alguns agressores batem por divertimento ou para descarregarem a sua fúria na vítima ou por terem problemas na vida.
     Os bullies pedem o lanche, o dinheiro e talvez coisas com bastante valor para nós.
     Também existe bullying psicológico que é tão ou mais marcante que o bullying físico.
     Há pessoas que até na internet são vítimas de bullying.
     É horrível!!!
Alice Pimenta, 5.º F

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!