sábado, 5 de maio de 2012

Dia da Mãe

Celebra-se amanhã, primeiro domingo de maio, o Dia da Mãe.
Em homenagem às mães do mundo inteiro, deixamos aqui um filme...


... e também um poema de Eugénio de Andrade, o nosso patrono.


                                                  Poema à Mãe

                                                  No mais fundo de ti
                                                  Eu sei que te traí, mãe.

                                                  Tudo porque já não sou
                                                  O menino adormecido
                                                  No fundo dos teus olhos.

                                                  Tudo porque ignoras
                                                  Que há leitos onde o frio não se demora
                                                  E noites rumorosas de águas matinais.

                                                  Por isso, às vezes, as palavras que te digo
                                                  São duras, mãe,
                                                  E o nosso amor é infeliz.

                                                 Tudo porque perdi as rosas brancas
                                                 Que apertava junto ao coração
                                                 No retrato da moldura.

                                                 Se soubesses como ainda amo as rosas,
                                                 Talvez não enchesses as horas de pesadelos.

                                                 Mas tu esqueceste muita coisa;
                                                 Esqueceste que as minhas pernas cresceram,
                                                 Que todo o meu corpo cresceu,
                                                 E até o meu coração
                                                 Ficou enorme, mãe!

                                                 Olha - queres ouvir-me?
                                                 - Às vezes ainda sou o menino
                                                 Que adormeceu nos teus olhos;

                                                 Ainda aperto contra o coração
                                                 Rosas tão brancas
                                                 Como as que tens na moldura;

                                                 Ainda oiço a tua voz:
                                                 Era uma vez uma princesa
                                                 No meio do laranjal...

                                                 Mas - tu sabes -
                                                 a noite é enorme,
                                                 E todo o meu corpo cresceu.
                                                 Eu saí da moldura,
                                                 Dei às aves os meus olhos a beber.

                                                 Não me esqueci de nada, mãe.
                                                 Guardo a tua voz dentro de mim.
                                                 E deixo as rosas.

                                                 Boa noite. Eu vou com as aves.
Eugénio de Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!