sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

NO DIA DOS NAMORADOS...

Imagem  Christy Nichols (TheReaderBee)

Se amas alguém,
Deixa-o(a) ler!


Por exemplo, poemas de amor!

Transforma-se o amador na cousa amada,
Por virtude do muito imaginar;
Não tenho logo mais que desejar,
Pois em mim tenho a parte desejada.

Se nela está minha alma transformada,
Que mais deseja o corpo de alcançar?
Em si somente pode descansar,
Pois consigo tal alma está liada.

Mas esta linda e pura semideia,
Que, como o acidente em seu sujeito,
Assim como a alma minha se conforma,

Está no pensamento como ideia;
E o vivo e puro amor de que sou feito,
Como a matéria simples busca a forma.

            Luís de Camões (1524? – 1580)

Nascemos para amar; a humanidade
Vai tarde ou cedo aos laços da ternura:
Tu és doce atrativo, ó formosura,
Que encanta, que seduz, que persuade.

Enleia-se por gosto a liberdade;
E depois que a paixão n’alma se apura
Alguns então lhe chamam desventura,
Chamam-lhe alguns então felicidade.

Qual se abismou nas lôbregas tristezas,
Qual em suaves júbilos discorre,
Com esperanças mil na ideia acesas.

Amor ou desfalece, ou para, ou corre;
E, segundo as diversas naturezas,
Um porfia, este esquece, aquele morre.

Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765-1805)

Quando nós vamos ambos, de mãos dadas,
Colher nos vales lírios e boninas,
E galgamos de um fôlego as colinas
Do rocio da noite inda orvalhadas;

Ou vendo o mar, das ermas cumeadas,
Contemplamos as nuvens vespertinas,
Que parecem fantásticas ruínas
Ao longe no horizonte amontoadas;

Quantas vezes, de súbito, emudeces!
Não sei que luz no teu olhar flutua;
Sinto tremer-te a mão, e empalideces…

O vento e o mar murmuram orações
E a poesia das cousas se insinua
Lenta e amorosa em nossos corações.

Antero de Quental (1842-1891)

                          O amor é uma companhia. 
                          Já não sei andar só pelos caminhos,
                          Porque já não posso andar só.
                          Um pensamento visível faz-me andar mais depressa
                          E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo.
                          Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo.
                          E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.
                          Se não a vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas.
                          Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do sinto na ausência dela.
                          Todo eu sou qualquer força que me abandona.
                          Toda a realidade olha para mim como um girassol com a cara dela no meio.

                          Alberto Caeiro - heterónimo de Fernando Pessoa (1888-1935)

Cuidado. O amor
é um pequeno animal
desprevenido, uma teia
que se desfia
pouco a pouco. Guardo
silêncio
para que possam ouvi-lo
desfazer-se.

Casimiro de Brito (n. 1938)

                                                     AMOR COMO EM CASA
                                                     Regresso devagar ao teu
                                                     sorriso como quem volta a casa. Faço de conta que
                                                     não é nada comigo. Distraído percorro
                                                     o caminho familiar da saudade,
                                                     pequeninas coisas me prendem,
                                                     uma tarde num café, um livro. Devagar
                                                     te amo e às vezes depressa,
                                                     meu amor, e às vezes faço coisas que não devo,
                                                     regresso devagar a tua casa,
                                                     compro um livro, entro no
                                                     amor como em casa.
   
                                                     Manuel António Pina (1943-2012)

AQUI poemas em inglês adequados ao dia de hoje!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!