domingo, 14 de fevereiro de 2016

O DIA DE NAMORADOS RIMA COM POESIA!

Ilustração de Janice Fried







As manhãs de nevoeiro
São boas para namorar.
Não se perde nem um beijo,
Ficam suspensos no ar.

Luísa Dacosta, Na Água do Tempo








NOTA 4

Se tu amas por causa da beleza, então não me ames!
Ama o Sol que tem cabelos doirados!
Se tu amas por causa da juventude, então não me ames!
Ama a Primavera que fica nova todos os anos!
Se tu amas por causa dos tesouros, então não me ames!
Ama a Mulher do Mar: ela tem muitas pérolas claras!
Se tu amas por causa da inteligência, então não me ames!
Ama Isaac Newton: ele escreveu os Princípios Matemáticos da Filosofia Natural!
Mas se tu amas por causa do amor, então sim, ama-me!
Ama-me sempre: amo-te para sempre!
                                                                                                           Adília Lopes

Ilustração de Sandi Fitzgerald

                                         POVOAMENTO

                                         No teu amor por mim há uma rua que começa
                                         Nem árvores nem casas existiam
                                         antes que tu tivesses palavras
                                         e todo eu fosse um coração para elas
                                         Invento-te e o céu azula-se sobre esta
                                         triste condição de ter de receber
                                         dos choupos onde cantam
                                         os impossíveis pássaros
                                         a nova primavera
                                         Tocam sinos e levantam voo
                                         todos os cuidados
                                         Ó meu amor nem minha mãe
                                         tinha assim um regaço
                                         como este dia tem
                                         E eu chego e sento-me ao lado
                                         da primavera

                                         Ruy Belo, in Aquele Grande Rio Eufrates

Ilustração de Sami Briss


FEITIÇO VIRADO                                     

Ao luar,
a sombra da tua mão
alongou-se pelo chão.

Boneca-miniatura
na palma de mão gigante,
pisei, maldosa, a escura
sombra distante.

E daí, por sugestão,
foi que em mim nasceu, cresceu
esta triste condição
de te crer maior do que eu.
                       
                     Fernanda Botelho


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!