Com a celebração do Dia Internacional da Mulher pretende-se realçar o papel e a dignidade da mulher, assim como promover a consciência do seu valor, perceber o seu papel na sociedade e contestar preconceitos e limitações que lhe têm sido impostos ao longo dos tempos.
Porquê o dia 8 de março?
Em 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve e ocuparam a fábrica em que trabalhavam, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarou um incêndio, daí resultando a morte de cerca de 130 mulheres.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas operárias, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".
O Dia Internacional da Mulher na Nossa Escola
Para festejar este dia, realizou-se na nossa biblioteca a atividade “Cultura no Feminino”, que teve várias vertentes: foram expostas biografias, textos e imagens de mulheres que marcaram a cultura portuguesa em várias áreas, e também foram dramatizadas, por alunos do 5.º E e do 7.º A, entrevistas ficcionadas, que nos deram a conhecer mulheres das artes e das letras, como Carolina Michaëlis, Guilherminha Suggia, Vieira da Silva, Maria Lamas, Matilde Rosa Araújo, Paula Rego, Maria João Pires, Alice Vieira, Florbela Espanca e Luísa Dacosta.Assistiram a esta atividade vários docentes, alunos surdos e ouvintes, formadores e intérpretes de língua gestual, pais e encarregados de educação.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!