terça-feira, 25 de novembro de 2014

PARA QUEM GOSTA DE MÚSICA CLÁSSICA: CONGRESSO INTERNACIONAL DE VIOLA D'ARCO NO PORTO



      Se gostas de música clássica, aprecias especialmente a viola d’arco e vives no Porto ou arredores, então estás no melhor lugar do mundo, pois irá decorrer nesta cidade, entre amanhã e domingo, o “42.ºCONGRESSO INTERNACIONAL DA VIOLA, PORTO 2014, 26 A 30 DE NOVEMBRO”.
      O programa é rico e variado: palestras, recitais, concertos, conferências, masterclasses,…  decorrerão em diversos palcos nobres, como o Convento de Sâo Bento da Vitória ou a Casa da Música.
       Nobuko Imai (Japão) Timothy Ridout (UK), Roger Myers (USA), Ricardo Gaspar (Portugal), Marco Misciagna (Itália), Luca Sanzò (Itália), Bruno Giuranna (Itália), Hellen Callus (UK/USA), Atar Arad (Israel/USA), Simon Crawford Phillips (UK/Suécia), Birmingham Conservatoire Viola Ensemble (UK), Raquel Bastos (Portugal), Danny Kesler (Tailândia), Pedro Trigo (Portugal), Lourenço Sampaio (Portugal), Jerzy Kosmala (USA), Emlyn Stam (Holanda), Frank Btakkee (Holanda), Avri Levitan (Alemanha/Israel), Viacheslav Dinerchtein (Suíça), Boguslava Hubisz-Sielska (Polónia), Christophe Desjardins (França),  Cécile Costa-Coquelard (França), Hugo Chenuet (França) ou  Tatjana Masurenko (Alemanha/Rússia) são alguns dos nomes de uma longa lista de virtuosos que tocarão Beethoven, Khachaturian, Bulakhov, Shostakovich, Bartók, Berlioz, Mozart, Hoffmeister, Hindemith, Schumann, Tchaikovski, entre outros compositores.
      Já no domingo, decorrerá no Europarque, Santa Maria da Feira, o Concerto de Encerramento do Congresso / Encontro de Violas 2014, que juntará alunos e professores de viola d’arco de todo o país. Aí serão tocadas, por centenas de jovens praticantes e seus professores, peças criadas por Jean-Loup Lecomte. Uma grande festa!
     Um evento único, a não perder!

O QUE É UMA VIOLA D’ARCO?
     A viola d’arco é frequentemente confundida com o violino, sendo que ambos são instrumentos musicais de quatro cordas friccionadas por arco e ambos são tocados de forma semelhante: assim como o violino, a viola é colocada debaixo do queixo.  Porém, a viola d’arco é um pouco maior e ligeiramente mais pesada que o violino e os seus arcos também têm pesos diferentes, pelo que o som da viola é mais doce, encorpado, menos estridente, mais grave e sombrio.
     Este instrumento musical é denominado de maneiras muito diferentes em diferentes línguas: viola, em inglês; bratsche, em alemão; alto, em francês; viola d’arco ou violeta em português. Os instrumentistas que tocam a viola d’arco chamam-se violetistas, enquanto que os instrumentistas que tocam violino se chamam violinistas.

Aprecia a diferença entre o som da viola e o som do violino no filme que se segue:


MibM, K364 de Wolfgang Amadeus Mozart, na interpretação de 
Maxim Vengerov, ao violino, e Lawrence Power, na viola d’arco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!