segunda-feira, 2 de novembro de 2015

LIVROS DO MÊS DE NOVEMBRO

Como é expectável, o fim do Outono trará a chegada do frio e das chuvas. Tempo para ficar no conforto de casa a ler, aconchegados por um saboroso chá e um bom livro que nos faça encher o peito de orgulho pelos nossos antepassados.

QUEM SE ATREVEU A TANTO?, de Sérgio Luís Carvalho
Grandes portugueses que precisamos de conhecer melhor. Conheces o aviador português que, na Primeira Guerra, foi temido pelos alemães? O autor faz uma ode a uma dezena de portugueses e portuguesas que se destacaram pela sua bravura, pelo talento e pela vontade de dar novos mundos a Portugal e de elevar o nome do nosso país. Navegadores, artistas, aventureiros, intelectuais, cientistas, clérigos, sábios. Gente que desafiou as fronteiras do seu tempo.Para Sérgio Luís de Carvalho, este é “um livro que, sem abdicar do rigor histórico, se lê por vezes com um sorriso, e também com um aperto na garganta”.
A  História de Portugal pode fascinar todas as idades. Livro pequeno, com histórias envolventes sobre portugueses anónimos que também ajudaram a construir o nosso país e a nossa identidade.

TRÊS ESTÓRIAS (POUCO) DOCES, de Augusto José Monteiro
Manuel Canarinho, Zeferino Vaz, Isabel Pastora, personagens ficcionadas por Augusto José Monteiro, conferem dignidade aos ignorados agentes da História que não constam dos manuais escolares.
Enquadram-se, com vivacidade, ironia e subtileza, no rigor de quem escreve para interessar os seus alunos pela História e formar professores que saibam dar continuidade ao seu entusiasmo.
Ouvinte também das estórias que vêm através da riqueza da tradição oral, em Augusto José Monteiro confluem o investigador, o pedagogo e o escritor.
Plano Nacional de Leitura: Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com História de Portugal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.
Texto: Prof.ª Fátima Neto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!