segunda-feira, 3 de setembro de 2012

LER...PORQUE SIM!




No ano letivo que agora começa, gostaríamos que na nossa escola todos – alunos, pais, professores, funcionários – lessem. Lessem muito.

Queremos que todos visitem a nossa biblioteca, folheiem as páginas dos nossos livros, escolham aqueles que lhes agradarem e leiam. Muito. E falem, muito, de livros.

É preciso ler muito, por muitas razões: como nos lembra Daniel Pennac, um grande entusiasta da leitura, em Como um romance[…] é preciso ler para viver, é o que distingue do animal do bárbaro, do bruto ignorante, do sectário histérico, do ditador triunfante, do materialista bulímico, é preciso ler, é preciso ler! Para aprender, para avançar com os estudos, para nos informarmos, para saber de onde vimos, para saber quem somos, para conhecer melhor os outros, para saber para onde vamos, para conservar a memória do passado, para iluminar o nosso presente, para aproveitar as experiências dos nossos antepassados, para ganhar tempo, para nos evadirmos, para procurarmos um sentido para a vida, para compreender os fundamentos da nossa civilização, para satisfazer a nossa curiosidade, para nos distrairmos, para nos informarmos, para nos cultivarmos, para comunicarmos, para pôr em ação o nosso espírito crítico.”

É fundamental ler por todas estas razões. Ou simplesmente “Porque sim! Porque gosto!”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!