terça-feira, 23 de setembro de 2014

CHEGA O OUTONO, SOLTA-SE A POESIA!


HAIKAI* DE OUTONO

Uma borboleta amarela?
Ou uma folha seca
Que se desprendeu e não quis pousar?
                                 
                                   Mário Quintana

CINCO COISAS

Quero apenas cinco coisas
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o outono
A terceira é o grave inverno
Em quarto lugar, o verão
A quinta coisa são os teus olhos
Não quero ser sem que me olhes
Abro mão da primavera
para que continues me olhando…
                   
                               Pablo Neruda

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.


Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.


Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

                                    Fernando Pessoa



*Haikai ou Haiku - Forma poética de origem japonesa, caracterizada pela concisão e objetividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!