sexta-feira, 8 de março de 2013

OS NOSSOS LIVROS TAMBÉM FALAM DE MULHERES!

Celebra-se hoje, dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, adotado pelas Nações Unidas em 1977, para recordar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.
Em homenagem a todas as mulheres, convidamos-te a ler um dos livros que se seguem, que encontrarás na nossa biblioteca:

Michele - Uma biografia, de Liza Mundy, que nos apresenta Michele Obama, a mulher a quem o homem mais poderoso do mundo, Barack Obama, chama “The Boss” e que, segundo a autora desta biografia, pode ser divertida e acutilante, perspicaz e franca, empática e exigente, mas também moderna e conservadora, cética e otimista, implacável e calorosa…
Marie Curie – A cientista polaca que descobriu o rádio e suas propriedades salvadoras, de Beverly Bitch, com prefácio de Margaret Thatcher. Trata-se de uma homenagem a uma mulher duas vezes galardoada com o Prémio Nobel, que podia ter sido uma das mulheres mais ricas do mundo, devido às suas descobertas científicas, mas que, em vez disso, viveu na pobreza, porque queria que os benefícios do seu trabalho estivessem livremente à disposição de todos.
D. Filipa de Lencastre, da coleção “História Júnior”, dirigida por Carmo Reis – que nos dá a conhecer a vida de uma rainha extraordinária e Inês de Castro, da mesma coleção, livro em que conhecemos “aquela que depois de morta foi rainha”.
20 mulheres para o Século XX, de Inês Pedrosa, fala-nos de 20 mulheres extraordinárias que marcaram o século passado em diversas áreas, como a literatura, a arte, a moda, o cinema, a política: Sophia de Mello Breyner Andresen, Hannah Arendt, simone de Beauvoir, Agustina Bessa-Luís, Coco Chanel, Agatha Christie, Marie Curie, Bette Davis, Isadora Duncan, Frida Kahlo, Carson McCullers, Golda Meir, Marilyn Monroe, Eva Peròn, Maria João Pires, Paula Rego, Amália Rodrigues, Lou Andreas Salomé, Madre Teresa e Virginia Woolf são as mulheres que, na opinião da autora mais marcaram o século que «marcou a entrada das mulheres na História e pôs fim à crença segundo a qual as mulheres “eram aquela metade de uma espécie de mamíferos que se destina aos nascimentos”».
História das Mulheres, uma coleção sob a direção de Pauline Schmitt Pantel, na qual nos é dado a conhecer o lugar, a «condição», os papéis, os poderes, as formas de ação, os silêncios e as palavras das mulheres aos longo dos séculos, desde a Antiguidade até ao século XX.
A História de Irena Sendler – A Mãe das Crianças do Holocausto, de Anna Mieszkowska, prefaciado por Marcelo Rebelo de Sousa, uma descrição fiel e detalhada da vida de uma mulher que, durante a ocupação nazi da Polónia, na Segunda Guerra Mundial, dedicou a sua vida a salvar crianças cuja única culpa era terem sangue não ariano a correr-lhes nas veias.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!