terça-feira, 19 de março de 2013

NOTÍCIAS DO MUNDO DOS LIVROS

Ilustração da "Planeta Tangerina"

     Escrever um livro não é uma tarefa fácil. Bom, talvez não seja bem assim! Que o diga Adauto Kovalsk, um jovem brasileiro de 13 anos, que publicou o seu primeiro livro aos 5 anos e 302 dias, o que lhe valeu o reconhecimento de escritor mais jovem do mundo por parte do Guinness Book of Records. Além de Aprender é fácil, o seu primeiro título, Adauto é autor de Dentes, O Barco Pirata, Histórias da Vovó e A Arte da Música.

     Também no Brasil, o grande poeta português Fernando Pessoa será tema de uma das mesas da 11.ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, que decorrerá em junho e juntará a cantora Bethânia a professora emérita Cleonice Berardinelli, galardoadas com a medalha Ordem do Desassossego atribuída pela Casa Fernando Pessoa por “trabalhos em prol da divulgação da obra” do poeta. (Saber +)

     Gonçalo M. Tavares, outro escritor português que promete dar que falar, é um dos nomeados para Prémio de Melhor Livro Traduzido nos EUA, com a obra A Máquina de Joseph Walser. Na lista dos nomeados constam também os nomes de Herta Müller, Clarice Lispector e Michel Houellebecq. (Saber +

     A editora Planeta Tangerina, que faz um trabalho especialmente direcionado para a infância e juventude, está nomeada para o prémio Editora do Ano pela Feira do Livro Infantil de Bolonha, em Itália. Concorrem a este prémio editoras dos cinco continentes, sendo que da Europa, para além de Planeta Tangerina, estão nomeadas mais quatro editoras: a Baobab & Gplusg (República Checa), a Edizioni EL (Itália), a Editions Thierry Magnier (França) e a Beltz & Geldberg (Alemanha). (Saber +)

     Para comemorar 50 anos de vida literária, Vasco Graça Moura lançou Discursos Vários Poéticos, uma coletânea em que reúne “algumas dezenas de textos de índole mais ou menos ensaística que o auto escreveu nos últimos vinte e tantos anos “(…) por ocasião de entregas de prémios e homenagens , como serviram para apresentar ou prefaciar livros, funcionaram como base de comunicações e conferências ou constituíram simplesmente artigos de temática literária ou afim”, como refere o autor na introdução da obra. (Saber +

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!