domingo, 8 de dezembro de 2013

LUÍSA FERREIRA E NAZARÉ ALVARES APRESENTAM "O MISTÉRIO DA CASA VERDE" NA BIBLIOTECA


A primeira Feira do Livro deste ano, que esteve patente na nossa biblioteca durante a semana passada, foi visitada por alunos  e seus familiares, turmas inteiras (da escola sede e também da sala B do pré-escolar da Escola Augusto Lessa) e docentes dos diversos grupos disciplinares.
Para além do contacto com as novidades editoriais expostas, várias turmas – 6.º A, B, D e F, 5.º S e 6.º S – usufruíram de um encontro com a docente e escritora Luísa Ramos Ferreira e com a pintora e ilustradora Nazaré Álvares, com quem dialogaram, ficando a conhecer melhor o processo de criação literária e de ilustração.

O encontro com a autora e a ilustradora em imagens legendadas:


Nazaré Álvares e Luísa Ramos Ferreira, ilustradora e autora de O Mistério da Casa Verde, obra apresentada às turmas, escrita quando Luísa Ferreira tinha apenas 13 anos. Nessa altura, a autora, como muitos jovens da sua idade, "devorava" Os Cinco, de Enid Blyton, e, a certa altura, sentiu a necessidade de  criar a sua própria aventura. Uma casa abandonada que na altura existia na Avenida da Boavista foi o ponto de partida para a aventura de Luísa, Rui, Pedro, Nuno, Joana e Louis, os protagonistas desta história. 

Como também havia alunos surdos na audiência, Ana Rio traduziu a mensagem para  Língua Gestual.


Ao longo do encontro os alunos colocaram muitas questões!



No final, os alunos puderam observar algumas das ilustrações originais de O Mistério da Casa Verde, da autoria de Nazaré Álvares, assim como as obras já publicadas de Luísa Ramos Ferreira.






Há várias formas de enfrentar a folha em branco. Para Luísa Ramos Ferreira, este livro foi a porta para o mistério, pois a aventura e o mistério iam acontecendo a cada palavra.
Haverá uma coleção tal como "Os Cinco"? Talvez!
Nós esperamos que sim!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!