terça-feira, 3 de dezembro de 2013

EM DEFESA DAS BIBLIOTECAS

Facsimile do "Bestiário" - Biblioteca Bodleiana - Oxford

A crise não nos afeta apenas a nós. Também em Inglaterra, o país das bibliotecas públicas, os cortes financeiros têm vindo a afetar estas estruturas que tanto fizeram pelos seus cidadãos. E também ali, vozes se levantam em defesa das bibliotecas. É o caso de Philip Pullman, autor de His Dark Materials e The Golden Compass, que não se conteve e, numa reunião decorrida a 20 de janeiro, foi implacável na defesa das bibliotecas de Oxford:

I love the public library service for what it did for me as a child and as a student and as an adult. I love it because its presence in a town or a city reminds us that there are things above profit, things that profit knows nothing about, things that have the power to baffle the greedy ghost of market fundamentalism, things that stand for civic decency and public respect for imagination and knowledge and the value of simple delight.

[Amo o serviço da biblioteca pública pelo que fez por mim enquanto criança, enquanto estudante e enquanto adulto. Amo-o porque a sua presença numa vila ou cidade lembra-nos que há coisas acima do lucro, coisas de que o lucro não entende nada, coisas que têm o poder de confundir o fantasma ganancioso do fundamentalismo do mercado, coisas que se destacam pela decência cívica e pública, pelo respeito pela imaginação e pelo conhecimento e pelo valor do simples prazer.]

Ler mais AQUI!
Ler AQUI uma história muito interessante sobre o valor das bibliotecas (em inglês).

SABER MAIS:

FACSIMILE ou FAC-SIMILE (do Latim "fac simile" - "faz igual") - Edição nova, frequentemente de um livro antigo, que apresenta uma reprodução exata da edição original, incluindo fontes de letras, escala, ilustrações e paginação.

BESTIÁRIOS - Tipo de literatura descritiva do mundo animal. Catálogos manuscritos realizados pelos monges católicos, que reuniam informação sobre animais reais e fantásticos, tal como o aspeto, o habitat em que viviam, o tipo de relação que tinham com a natureza e a sua dieta alimentar.

A caça ao unicórnio - Iluminura
do Bestiário de Rochester - séc. XIII

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!