quinta-feira, 13 de março de 2014

AJUDARIS: PARTILHA DE HISTÓRIAS, IMAGENS E AFETOS!

Terminam hoje, dia 13 de março, na Escola Básica Augusto Lessa, sessões de “hora do conto”, a par da exposição de 98 ilustrações de variadíssimos artistas – desde Afonso Cruz a Ana Stingl.
Com os alunos das turmas A e B do 4.º ano da Escola Básica do Covelo, acompanhados pelas suas professoras – Cremilde, Cristina e Teresa, passou-se assim:


Em primeiro lugar, um cumprimento especial...
Depois, uma história....
Atenção, muita atenção!


E dramatização...


Dramatização...


E mais dramatização...

E uma segunda história, "que o rei mandou contar"...

Por último, visita à exposição!

"Venha aqui, professora! Veja que bonito!"

Os alunos de ambas as turmas relataram esta experiência no texto coletivo que se segue:

Visita à exposição da “Ajudaris”

No dia 11 de março, pela manhã, fomos à EB1 Augusto Lessa, visitar a exposição da “Ajudaris”.
Na exposição, vimos as ilustrações originais do livro da “Ajudaris” – “Pequenos gestos, grandes corações”, de 2013. Na nossa opinião, as ilustrações eram criativas, alegres, engraçadas e coloridas. Essas imagens eram ilustrações das várias histórias escritas por alunos de diferentes escolas do país.
A nossa escola, EB1 do Covelo, também participou com a história, escrita em verso, “Incêndio na escola”.
Durante a nossa visita e com a ajuda da professora Assunção Ribeiro dramatizamos a história da nossa escola. Na dramatização realizamos sons, interpretamos personagens e utilizamos gestos durante a leitura das várias quadras. Foi uma dramatização original, interessante e divertida.
A professora Assunção ensinou-nos uma história cantada, sobre uma minhoca que quase foi comida por um leão. Acompanhamos com gestos e foi engraçado.
Ah! Quase que nos esquecíamos de falar do cumprimento especial que fizemos no início da visita. Dividimo-nos em dois grupos e cada grupo fez uma roda. Uma roda ficou dentro da outra. Os alunos da roda interior voltaram-se de frente para os alunos da roda exterior. Todos se cumprimentaram com um abraço e com as palavras “ Olá, meu amigo, como é bom estar contigo!”. Devemos aceitar toda a gente independentemente das suas diferenças.
O trabalho da “Ajudaris” é muito importante e deve ser respeitado, pois ajuda quem mais precisa.
4.º A e 4.º B – EB do Covelo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!