Passas horas agarrado(a) aos livros e não obténs bons resultados? Está na altura de descobrires o que está a falhar!
Segundo explica a professora Fernanda Carrilho no livro Métodos e Técnicas de Estudo, são vários os fatores que podem estar a prejudicar-te, que vão da ausência de objetivos à ausência de descanso.
Ausência de objetivos
Sentares-te à secretária para estudar sem saberes muito bem o quê, não augura nada de bom. Uma boa planificação do estudo é fundamental para obteres bons resultados. Precisas de saber a sequência dos testes para organizares o estudo pelos dias que ainda te faltam. Depois disso é só seguires o plano à risca.
Horas mal escolhidas
Há alunos que se concentram melhor em determinadas alturas do dia (ou da noite) e nesses casos é importante aproveitá-las bem. Para os outros, Fernanda Carrilho sugere duas regras: evitar estudar a seguir ao almoço e à noite. Durante a digestão a sonolência pode atrapalhar o estudo, reduzindo o rendimento. Já a noite deve ser reservada para pequenos trabalhos e não para grandes esforços intelectuais, que prejudiquem depois o teu sono e a concentração na manhã seguinte.
Cabeça na lua
Se andas preocupado(a) com alguma coisa, é certo que vais ter dificuldade em concentrares-te e quatro horas de estudo não te rendem sequer metade. "Se tens algum assunto importante para resolver, fá-lo antes de iniciares o estudo para evitar distrações", diz a autora. Se o motivo da desconcentração é o atraso no estudo, esquece. Procura concentrares-te na atividade do momento e não te disperses, pensando na imensidão de páginas que ainda tens pela frente. Preocupa-te em estudar bem aquelas que conseguires ler.
Desproporção nas pausas
Enquanto alguns alunos pecam por estudar horas a fio, sem intervalos, outros abusam das pausas e prolongam-nas de tal maneira que quase se esquecem do que estavam a estudar. É preciso teres bom senso e saberes quando parar. Para isso tens de perceber a diferença entre a distração e o cansaço. Levanta-te quando começares a perder a concentração, estica as pernas, bebe água ou come uma peça de fruta e volte rapidamente para os livros.
Perder tempo inutilmente
Quantas vezes já aconteceu leres a matéria vezes sem conta sem a entenderes? Por isso, é importante planeares o estudo, para teres tempo de tirar dúvidas com os professores antes dos testes ou dos exames. Há matérias que por mais voltas que dês, não consegues decifrá-las ou sequer perceber o que é realmente importante, e a insistência apenas te fará perder tempo, impedindo-te de avançar. "Sempre que bloqueares em determinada matéria, é preferível fazer uma pequena pausa e retomá-la mais tarde", aconselha a professora.
Cair na monotonia
Estudar não é uma competição em que ganha quem ler mais páginas. O prémio é alcançar a melhor nota e só chega lá quem compreende e memoriza o que lê. Para evitares que o estudo se torne monótono e vazio, sublinha, faz apontamentos, resumos, esquemas, o que for mais eficaz contigo. Estas técnicas dão ritmo ao estudo e têm como objetivo ajudar-te a compreender e a fixar a matéria.
Não ler e reler a matéria!
Ler a matéria é fundamental, mas, antecipar as perguntas dos testes e respondê-las é o que pode fazer a diferença entre ter uma nota que 'dá para passar' ou uma daquelas que deixa os teus pais com um sorriso de orelha a orelha. Testa o teu grau de conhecimento fazendo testes e exames de anos anteriores. Se tiveres oportunidade, pede a um colega que te coloque perguntas para veres se as ideias estão bem organizadas e a matéria está mesmo na ponta da língua. Esta é uma técnica pouco usada pelos alunos (quem estuda em cima da hora não tem tempo para esta fase...), mas talvez uma das mais eficazes para obteres melhores notas.
Dormir pouco
Insistir em deitares-te tarde na véspera de testes ou exames para estudar não é boa ideia. O cérebro não vai ter tempo de 'digerir' a informação e como não descansou o número de horas suficientes durante a noite, vai estar mais lento precisamente quando tu mais precisas dele. "Reserva a véspera para uma revisão rápida", diz Fernanda Carrilho, "e dorme bem na noite que antecede o teste".
Está na hora de te estudares a ti próprio e de corrigires algumas das atitudes que te possam prejudicar. E, já agora, boa sorte para os próximos testes e exames!
Fonte: Expresso online
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!