Os alunos do 3.º A da Escola de Costa Cabral,
acompanhados pela professora Cristina, viveram hoje um momento do qual não vão
esquecer-se tão cedo: uma sessão do projeto “Grito”, dinamizada pelo ator
Eduardo Dias.
Em silêncio, com música instrumental Israelita de
fundo, sem “fazer batota” e usando simplesmente uma cana colhida algures junto
de um rio, os alunos concretizaram conceitos importantíssimos, não apenas no
âmbito da representação teatral, mas também no quotidiano pessoal e profissional
dos cidadãos.
A noção de espaço vazio e a ocupação devida do mesmo
tendo em conta o espaço dos outros, a consciência corporal e a sua importância
na manipulação de objetos ou como usar o corpo em busca de pontos de equilíbrio
foram alguns dos focos da sessão. Porém, os exercícios realizados permitiram
igualmente perceber a relevância da entreajuda e do respeito pelos pares,
evidenciaram quão importante é o contributo individual para o funcionamento
harmonioso de todo o grupo e realçaram a coesão do grupo enquanto fator crítico
para o sucesso de cada um dos seus elementos.
Como um farol, Eduardo Dias guiou os alunos na
descoberta do espaço, dos outros e de si mesmos. Apreensivos e muito
entusiasmados, os alunos intervalaram os exercícios com expressões de
contentamento e satisfação e, no final, quando foram convidados a expressar o
que sentiram durante a sessão, jorraram os nomes “felicidade”, “alegria”, “diversão”,
a par dos adjetivos (qualificativos e numerais) “maravilhoso”, “harmonioso”, “radical”,
“fantástico” e “primeiro”.
“Primeiro”? Sim, “primeiro”, pois, segundo Eduardo
Dias, este foi o primeiro grupo a atingir plenamente os objetivos do último
exercício realizado. Não era fácil, mas todos sem exceção conseguiram apanhar a cana do colega da frente!
“Magnífico”, dizemos nós, que tivemos a sorte de estar no lugar certo à hora certa.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!