Enquanto professor(a) ou pai e
mãe, importa que saibas que poderás ter uma influência muito valiosa sobre seus
alunos / filhos no que se refere à leitura. Alunos que são bons leitores são
também peritos no entendimento de muitas disciplinas, para além de pessoas
curiosas e cheias de vitalidade. O melhor é que nem precisas de fazer o pino
para conseguires influenciar os mais jovens. Basta teres consciência do
trabalho a realizar e fazer pequenas ações diárias!
Aqui vão algumas ideias da
autoria de Ana Galarrón, uma perita no tema:
1. Todos os professores [e pais /
educadores] podem promover a leitura. Não importa se a sua disciplina é
ciências ou literatura. Pensa-se em geral que as atividades de leitura são de
conteúdo exclusivo dos professores de línguas, mas não é assim. Em todas as
disciplinas se lê e em todas elas existem livros maravilhosos a serem
descobertos.
2. Amplia a tua ideia de leitor.
Leitor é aquele que lê um romance, mas também aquele que lê um texto
científico, um “gibi” [B.D] ou um jornal.
3. Pergunta aos teus alunos [ou
filhos / educandos], todos os dias, se eles andam a ler alguma coisa. Talvez no
começo eles não se envolvam muito, mas, se repatires a pergunta e aceitares as
respostas, não importa o que digam que andam a ler, em breve terás um grupo
discutindo as suas leituras. Não faças isto como se fosse uma atividade, mas
como algo rápido e espontâneo.
4. Não julgues o que eles leem.
Valoriza o esforço e, acima de tudo,
conhece e reconhece os interesses. Talvez até te animes a ler alguma coisa de
que os teus alunos / filhos gostem em determinado momento.
5. Compartilha as tuas leituras.
Se andas a ler um livro que te agrada, fala brevemente sobre isso. Compartilhar
é uma das bases da promoção da leitura. Podes dar alguma explicação sobre os
autores, o estilo ou o tema. Com isso estarás a fornecer pistas para que eles
façam seus próprios comentários.
6. Lê em voz alta em sala de
aula. Um fragmento, um recorte de jornal, uma notícia relacionada com a tua
disciplina. Tudo é válido para despertar o gosto pela leitura. Incluir livros
na prática diária significa que a leitura é algo natural, necessário e uma
parte normal do dia.
7. Indica livros. Se as tuas
aulas [ou a tua área de conhecimento] são de ciências, filosofia ou educação artística, procura de vez em
quando um livro direcionado à idade de seus alunos. Uma biografia, um ensaio de
divulgação, uma revista, um artigo.
8. Comenta. Se, gradualmente,
eles vão tomando coragem para discutir as suas leituras, por que não escolher,
de tempos a tempos, um livro entre aqueles que estão interessados em
compartilhar?
9. Aconselha. Com os teus
conselhos e com o interesse que tu demonstras pelas leituras dos teus alunos /
filhos, eles sentir-se-ão apreciados e tu
serás mais do que o "professor" que ensina. Eles vão ver-te como
alguém diferente e excecional.
10. Incentiva. Em cada promoção,
os teus alunos / filhos vão lembrar-se de ti como uma pessoa dedicada e cheia
de interesse. Não é isso também um objetivo da educação? Incentiva-os a viver
com paixão e entusiasmo. Será uma lição para a vida toda e eles a relacionarão
diretamente com os livros.
Fonte: http://www.revistaemilia.com.br/mostra.php?id=197
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