domingo, 6 de dezembro de 2015

PROFESSORES [E PAIS] E PROMOÇÃO DA LEITURA: DEZ IDEIAS

Enquanto professor(a) ou pai e mãe, importa que saibas que poderás ter uma influência muito valiosa sobre seus alunos / filhos no que se refere à leitura. Alunos que são bons leitores são também peritos no entendimento de muitas disciplinas, para além de pessoas curiosas e cheias de vitalidade. O melhor é que nem precisas de fazer o pino para conseguires influenciar os mais jovens. Basta teres consciência do trabalho a realizar e fazer pequenas ações diárias!


Aqui vão algumas ideias da autoria de Ana Galarrón, uma perita no tema:

1. Todos os professores [e pais / educadores] podem promover a leitura. Não importa se a sua disciplina é ciências ou literatura. Pensa-se em geral que as atividades de leitura são de conteúdo exclusivo dos professores de línguas, mas não é assim. Em todas as disciplinas se lê e em todas elas existem livros maravilhosos a serem descobertos.

2. Amplia a tua ideia de leitor. Leitor é aquele que lê um romance, mas também aquele que lê um texto científico, um “gibi” [B.D] ou um jornal.

3. Pergunta aos teus alunos [ou filhos / educandos], todos os dias, se eles andam a ler alguma coisa. Talvez no começo eles não se envolvam muito, mas, se repatires a pergunta e aceitares as respostas, não importa o que digam que andam a ler, em breve terás um grupo discutindo as suas leituras. Não faças isto como se fosse uma atividade, mas como algo rápido e espontâneo.

4. Não julgues o que eles leem. Valoriza o  esforço e, acima de tudo, conhece e reconhece os interesses. Talvez até te animes a ler alguma coisa de que os teus alunos / filhos gostem em determinado momento.

5. Compartilha as tuas leituras. Se andas a ler um livro que te agrada, fala brevemente sobre isso. Compartilhar é uma das bases da promoção da leitura. Podes dar alguma explicação sobre os autores, o estilo ou o tema. Com isso estarás a fornecer pistas para que eles façam seus próprios comentários.

6. Lê em voz alta em sala de aula. Um fragmento, um recorte de jornal, uma notícia relacionada com a tua disciplina. Tudo é válido para despertar o gosto pela leitura. Incluir livros na prática diária significa que a leitura é algo natural, necessário e uma parte normal do dia.

7. Indica livros. Se as tuas aulas [ou a tua área de conhecimento] são de ciências, filosofia ou educação artística, procura de vez em quando um livro direcionado à idade de seus alunos. Uma biografia, um ensaio de divulgação, uma revista, um artigo.

8. Comenta. Se, gradualmente, eles vão tomando coragem para discutir as suas leituras, por que não escolher, de tempos a tempos, um livro entre aqueles que estão interessados em compartilhar?

9. Aconselha. Com os teus conselhos e com o interesse que tu demonstras pelas leituras dos teus alunos / filhos,  eles sentir-se-ão apreciados e tu serás mais do que o "professor" que ensina. Eles vão ver-te como alguém diferente e excecional.

10. Incentiva. Em cada promoção, os teus alunos / filhos vão lembrar-se de ti como uma pessoa dedicada e cheia de interesse. Não é isso também um objetivo da educação? Incentiva-os a viver com paixão e entusiasmo. Será uma lição para a vida toda e eles a relacionarão diretamente com os livros.


Fonte: http://www.revistaemilia.com.br/mostra.php?id=197

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