terça-feira, 4 de junho de 2013

LIVROS DO MÊS DE JUNHO

Leitores de junho madrugam muito!

No mês em que se celebra o Dia Mundial da Criança, propomos: 

Deus é Amigo do Homem-Aranha, de Maria Inês de Almeida, ilustrado por Rita Correia


     Uma recolha de declarações de crianças de todo o país resultou num livro com o título Deus É Amigo do Homem-Aranha. Uma frase de um miúdo de três anos, o Gonçalo. Mas há declarações mais interessantes, mais felizes e também mais perturbadoras. Como a de João, com nove anos. “O trabalho é a troca do tempo que os nossos pais nos roubam pelo dinheiro que recebem.”
     A ideia de juntar frases de crianças surgiu depois de Maria Inês de Almeida, jornalista e escritora, expor no Facebook o que o seu filho, José (agora com cinco anos) ia dizendo. “As pessoas reagiam e sugeriam-me que fizesse um livro com as frases dele. Depois, com a editora (Esfera dos Livros), pensámos que seria interessante fazer um livro com as frases de crianças espalhadas por todo o país (incluindo as regiões autónomas)”, conta a autora ao PÚBLICO. E acrescenta: “Elas têm muito a dizer sobre os mais variados temas. Nós [os adultos] é que temos de parar para as escutar, desafiar e estimular.”
     Sobre a escola […] por exemplo, há declarações muito expressivas. “A escola é o lugar onde nos ensinam a escrever, a ler e a magia da Matemática”, diz Flávia, com nove anos e a estudar em Arganil. […] Para a madeirense Inês, de dez anos, “a escola é a nossa vida. Se a destruirmos, destruímos também a nossa vida”.                     
Fonte: Público online

História de um Gato e de um Rato que se tornaram Amigos, de Luis Sepúlveda.


     Max vive em Munique com os seus pais e irmãos - e com Mix, o seu inseparável gato preto com uma mancha branca na barriga. Amigos desde a infância, quando Max cresce e decide mudar de casa, leva Mix consigo.
     Mix adora viver no novo apartamento. Mas quando Max começa a trabalhar e não pode estar tanto tempo em casa, Mix, que está a envelhecer e a perder a visão, sente-se cada vez mais sozinho. Um dia, Mix ouve uns passinhos suaves vindos da despensa e descobre que há um ladrão a comer os cereais crocantes do dono. Esperto, Mix deixa-se ficar quieto e, de repente, com a rapidez de outros tempos, estica a pata e sente o corpo trémulo de um minúsculo ratinho. Mex, como é batizado, é um ratinho mexicano, muito medroso e charlatão. Mas os verdadeiros amigos apoiam-se um ao outro e juntos aprendem a partilhar o que de melhor têm dentro de si.
     Baseado num episódio da vida de um dos filhos de Luis Sepúlveda, a História de um gato e de um rato que se tornaram amigos oferece-nos uma vez mais uma fábula singela e divertida sobre o verdadeiro valor da amizade.
     Uma fábula deliciosa que nos mostra que:

           AO AMIGOS...
                    ...ENTREAJUDAM-SE;
                    ...ENSINAM-SE MUTUAMENTE;
                    ...PARTILHAM AS VITÓRIAS E OS ERROS;
                    ...VELAM PELA ALEGRIA UM DO OUTRO;
                    ...VELAM SEMPRE PELA AMIZADE UM DO OUTRO;
                    ...COMPREENDEM AS LIMITAÇÕES DO OUTRO E AJUDAM-NO.

          OS VERDADEIROS AMIGOS...
                    ... TAMBÉM PARTILHAM O SILÊNCIO;
                    ...CUIDAM SEMPRE UM DO OUTRO;
                    ... PARTILHAM OS SONHOS E AS ESPERANÇAS;
                    ... DIZEM SEMPRE A VERDADE;
                    ...TAMBÉM PARTILHAM AS PEQUENAS COISAS QUE ALEGRAM A VIDA.
                    ... E NUNCA, NUNCA ENGANAM OS AMIGOS.

Descobre neste filme um pouco desta bela história:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!