domingo, 23 de junho de 2013

LUA ADVERSA



     
       Quem nesta noite de S. João olhar para o céu não verá apenas os balões que um pouco por toda a cidade do Porto vão subindo rumo ao infinito. Verá também a lua que, graças ao perigeu (ponto de maior aproximação da terra), parecerá maior e brilhará com uma intensidade 30% superior ao habitual. 
       Este é o mote para que de deixemos aqui um belíssimo poema de Cecília Meireles. 
       Aprecia a lua e também a poesia! 

                                                             
                                                                 
                                                               LUA ADVERSA
                       
                                                               Tenho fases, como a lua
                                                               Fases de andar escondida,
                                                               Fases de vir para a rua...
                                                               Perdição da minha vida!
                                                               Perdição da vida minha!
                                                               Tenho fases de ser tua,
                                                               tenho outras de ser sozinha.

                                                               Fases que vão e vêm,
                                                               no secreto calendário
                                                               que um astrólogo arbitrário
                                                               inventou para meu uso.

                                                               E roda a melancolia
                                                               seu interminável fuso!
                                                               Não me encontro com ninguém
                                                               (tenho fases como a lua...)
                                                               No dia de alguém ser meu
                                                               não é dia de eu ser sua...
                                                               E, quando chega esse dia,
                                                               o outro desapareceu...

                                                                                         Cecília Meireles

Sabias que grandes compositores como Beethoven ou Debussy celebraram a lua nas suas composições?
Aprecia a "Sonata ao Luar" de Ludwig van Beethoven AQUI e "Clair de Lune" de Claude Debussy AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!