quinta-feira, 17 de março de 2016

PEQUENOS GRANDES INVESTIGADORES DO 8.º B MOSTRAM O QUE SABEM SOBRE NUTRIÇÃO A COLEGAS, PAIS E PROFESSORES


  
Ao longo dos últimos meses, um grupo de 8 alunos do 8.º B envolveu-se numa extensa pesquisa sobre nutrição, orientados pela Dr.ª Alison Karina de Jesus. Muitas horas de trabalho e empenho resultaram num produto muito enriquecedor, para eles, que pesquisaram, e para todos os que hoje tiveram a oportunidade de os escutar na nossa biblioteca.
Princípios de uma alimentação saudável, importância de se ter bons hábitos alimentares, funções da água, relação entre o género e a quantidade de água presente no organismo, importância do sono, malefícios do sal e dos refrigerantes, benefícios da fruta e dos legumes, a pertinência da leitura dos rótulos e da interpretação da informação nutricional aí contida, cuidados a ter com a congelação dos alimentos, alimentação e desenvolvimento cognitivo: eis alguns dos subtemas que a Carolina Sousa, a Gabriela Ferreira, a Giovanna Silva, a Inês Morato, a Inês Silva, a  Luana Ramos, a Mariana Conchinha e o Rodrigo Loureiro desenvolveram com propriedade.
Do outro lado, para além de escutarem a exposição teórica, os alunos, pais e professores presentes foram desafiados a mostrar o que já sabiam sobre determinados alimentos e hábitos alimentares, pois, após a exposição teórica,  foram envolvidos  em duas atividades:
- “Em que alimento está escondido o açúcar?”, momento em que todos foram desafiados a calcular a quantidade de açúcar presente em alimentos que ingerimos quotidianamente;
 -  “Nutriescola EDUCA: Verdade ou Mito”, jogo de interação  que  demonstrou que a informação que circula nem sempre é a mais correta.
Por último, os nossos investigadores distribuíram gratuitamente material didático que eles próprios elaboraram - autocolantes, marcadores de livros e desdobráveis.
Acreditamos que esta palestra dos nossos alunos foi muito enriquecedora e útil para eles próprios e para nós que os escutamos.  Antes de adquirirmos certos alimentos, iremos, doravante, estar mais atentos ao que comemos.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!