sábado, 19 de maio de 2012

LIVROS PARA TODA A FAMÍLIA


Na sequência do dia da família, celebrado a 15 de maio, para além de Conversas com a Carolina, de João Raposo, Chiado Editora, apresentamos-te outros livros para toda a família: 

  • PAIS BRILHANTES, PROFESSORES FASCINANTES – Augusto Cury, Pergaminho
  • OS 100 SEGREDOS DAS FAMÍLIAS FELIZES – David Nivem, Gradiva
  • PARA QUE A MINHA FAMÍLIA SE TRANSFORME – Maria Salete e outros, Verus Editora
  • A COLCHA DE RETALHOS – Nye Ribeiro Silva e Conceil Correa da Silva, Editora do Brasil 

Deixamos-te também a opinião da professora Glória Alves acerca de PAIS BRILHANTES, PROFESSORES FASCINANTES.




     O Psicoterapeuta Brasileiro Augusto Cury publicou um livro intitulado “Pais Brilhantes, Professores Fascinantes”. Na primeira parte desta obra este autor oferece uma reflexão muito interessante apresentando as diferenças entre os bons pais e os pais brilhantes. 
     Assim, segundo Cury, os bons pais atendem, dentro das suas possibilidades económicas, os desejos dos seus filhos, fazem festas de aniversário, compram ténis, roupa, produtos eletrónicos, proporcionam viagens. Os pais brilhantes dão o seu ser, a sua história, as suas experiências, as suas lágrimas, o seu tempo.
     Os bons pais cuidam da nutrição física dos filhos. Estimulam-nos a ter uma boa dieta, com alimentos saudáveis, tenros e frescos. Os pais brilhantes preocupam-se com os alimentos que enriquecem a inteligência e a emoção. Os bons pais corrigem falhas, dizem aos filhos: “Tu estás errado”, “Tu falhaste de novo”, punem quando os filhos fracassam. Os pais brilhantes ensinam os filhos a pensar e dizem: “ O que achas do teu comportamento?” . “Pensa antes de reagir”; incentivam-nos a fazer cada lágrima uma oportunidade de pensamento. Os bons pais preparam os seus filhos para receber aplausos; educam a inteligência lógica de novo. Os pais brilhantes preparam-nos para enfrentar as suas derrotas; educam a sensibilidade. Os bons pais conversam com os filhos. Os pais brilhantes dialogam com os filhos. Dialogar é falar sobre o mundo que somos, é contar experiências, é segredar o que está oculto no coração, é penetrar além da cortina dos pensamentos.
     Os bons pais são uma enciclopédia de informações. Os pais brilhantes são agradáveis contadores de histórias; cativam os filhos pela sua inteligência e afetividade, não pela sua autoridade, dinheiro ou poder. Os bons pais são tolerantes com alguns erros dos seus filhos. Os pais brilhantes nunca desistem deles, ainda que os filhos os dececionem e tenham transtornos emocionais. Os pais brilhantes são semeadores de ideias e não controladores dos seus filhos. Aprendem a dizer “não” aos seus filhos sem medo. Se eles não ouvirem “NÃO” dos seus pais não estarão preparados para ouvir “NÃO” da vida!!!

A Docente,
Maria da Glória Brandão Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!