quarta-feira, 31 de outubro de 2012

LEITURAS PARA O HALLOWEEN


     O Halloween chegou e tu certamente já tens o disfarce escolhido e a vassoura preparada para grandes voos!
     No entanto, se também tiveres vontade de ler sobre este tema, vem à biblioteca onde encontras vários livros “assustadores” que falam sobre vampiros, bruxas, feitiços, medos… Arreda!!! Abrenúncio!...
     Aqui encontras O grande Livro do Medo, O Grande Livro das Bruxas, O grande livro dos Vampiros (oferta da Didática Editora), mas também O Livro do Aprendiz de Feiticeiro, Contos de Vampiros e até Fantasmas para o Natal.
     Procura estes livros na estante dos destaques e ousa viver aventuras arrepiaaaaantes!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

CEM LIMITES - PRÓXIMAS EDIÇÕES

 
     O jornal do agrupamento, “Cem limites”, vai aparecer de novo, por altura do Carnaval e próximo do final do ano letivo.
     O que se sente, pensa, diz, faz, aprende, cria, imagina… na turma, em casa, na escola, na cidade, no país e no mundo, livros lidos, músicas ouvidas, filmes vistos, espetáculos assistidos, histórias inventadas, desenhos criados, viagens feitas e imaginadas é matéria para o “Cem Limites” publicar.
     Os alunos, e não só os alunos, também os pais, os funcionários e os professores, isto é, toda a comunidade educativa está convidada, e desafiada, a fazer o “Cem Limites”.
     A todos pedimos que enviem os trabalhos que querem publicar na primeira edição de 2012/2013 até ao dia 11 de janeiro para o email 100limitesjornal@gmail.com.
     Tratando-se de um jornal, os textos não poderão ser muito extensos, a escrita terá de ser uma boa escrita e o desenho, um bom desenho.
     Desenho ou escrita, precisa sempre de uma marca de autor, de um toque pessoal, para que se possa dizer que tem interesse e é original.
     Aos alunos interessados, queremos ainda fazer um convite, um convite a inscreverem-se na equipa que organiza o jornal e a participarem nas suas reuniões semanais.
      As reuniões são à 6ª feira, das 11 e 55 às 13 e 25, na Biblioteca da escola sede. As inscrições são feitas junto do diretor de turma.
A equipa do jornal do agrupamento
URL da imagem: http://globoesporte.globo.com/platb/files/162/2009/11/Jornais.jpg

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

BIBLIOTECA DIGITAL GRÁTIS COM O DN

     
     Todas as quartas feiras e sábados até 30 de janeiro, o Diário de Notícias está a publicar um conto digital da autoria de vários escritores portugueses
     Para fazer o download dos 31 contos em formato ebook (epub, mobi e pdf) é necessário fazer um registo gratuito. 
     Até ao momento foram disponibilizados A musa irrequieta de Pedro Paixão, Cidade líquida de João Tordo, Um romance de Rui Zink e Mania de Luísa Costa Gomes. Seguir-se-á a edição de outros 27 contos de autores como Inês Pedrosa, Gonçalo M. Tavares ou Nuno Markl, entre muitos outros.

sábado, 27 de outubro de 2012

PLAYSTATIONS E LIVROS QUE GANHAM VIDA


     Alguma vez imaginaste um livro cujas histórias ganham vida à medida que viras as páginas? Sempre tiveste curiosidade em controlar as histórias dos teus livros preferidos e de seres o “mágico” da narrativa, alterando-a ao teu gosto?
     Então os teus desejos estão a um passo de poderem realizar-se , pois, muito em breve, será lançado no mercado o “Wonderbook”, que te permite interagir com os livros de forma inovadora, através de páginas com códigos que criam uma experiência de realidade aumentada no ecrã.
     "O Livro de Feitiços", com ligação à saga Harry Potter de J. K. Rowling, será o primeiro título que poderás experimentar, a partir do lançamento, a 14 de novembro. Poderás então descobrir se és um "gémeo" de  Harry Potter ou uma "segunda" Hermione, caminhando pelos meandros da magia.

Para fazeres uma ideia do que te espera:


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

HALLOWEEN - EDIÇÃO 2012



     No próximo dia 31 de outubro vai ter lugar a edição 2012 da exposição/concurso alusivo à comemoração do Halloween na biblioteca da Escola sede

  Todos os alunos são convidados a participar mediante a apresentação de criações originais, nomeadamente de abóboras e chapéus de bruxa ou outros objetos ou personagens ligados ao tema. 
     Os trabalhos deverão ter uma designação e ser entregues na biblioteca, no dia 31 de outubro, até às 10:10. 
     Um júri, especialmente constituído para o efeito, atribuirá prémios aos melhores trabalhos. Estes serão avaliados quanto à sua originalidade, técnica e materiais usados. A exposição estará patente até ao final da semana. 
     O regulamento pode ser consultado  nesta página
     Não deverão ser utilizadas abóboras verdadeiras. 
As professoras de Inglês

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PARA REFLETIR...


"A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta."
Fernando Pessoa

URL da imagem:http://www.alessandromartins.com/wp-content/uploads/2007/04/cara_barer1.jpg 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CONSEGUIRÃO AS BALEIAS IMITAR A VOZ HUMANA?

     
     Que os papagaios sabem imitar a voz humana, já todos sabíamos. Trata-se de um fenómeno chamado “psitacismo”, palavra de origem grega (psitaco+ismo) que segundo o Dicionário Informal retrata o "efeito papagaio", ou seja, representa o processo de repetição puramente mecânica de palavras ou frases, destituídas de uma ideia ou compreensão lógica que exprima um significado por parte de quem as produz.
     Bom, quem tem papagaios em casa, sentir-se-á tentado a afirmar que não se trata exatamente de uma repetição meramente mecânica de sons. Mas isso digo-o eu, uma leiga no assunto, baseada no conhecimento que tenho do “Werther” da minha tia, que a imita a ela, ao tio, aos primos, a mim… parecendo conhecer-nos bem e parecendo adaptar o seu discurso a cada situação.
     O que talvez não soubesses é que também existiu uma baleia que imitava os seres humanos, supostamente numa tentativa de comunicar com os seus tratadores.
     Curiosa(o)? Então lê a notícia “Noc, a baleira branca que tinha uma voz quase humana”, do jornal diário “Público”, que encontras em http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/noc-a-baleia-branca-que-tinha-uma-voz-quase-humana-1568490 .

URL da imagem: http://www.bulhufas.com/wp-content/uploads/2012/10/Baleia-Noc.jpg

LER REVISTAS E JORNAIS PARA APRENDER CADA VEZ MAIS!


     
     Este mês, a National Geographic está “gordinha” de mistérios: uma viagem ao fundo do oceano Pacífico e uma expedição às intrigantes grutas do Nepal. Tudo documentado com fotografias de cortar a respiração!
     Traz ainda uma arrepiante investigação sobre o contrabando de marfim, um trabalho fotográfico da autoria de dois “caçadores de tempestades” e uma reportagem sobre o Rio de Janeiro que começa a preparar-se para receber os Jogos Olímpicos de 2016.
     Para não ficar atrás, a Visão Júnior chegou recheada de temas e curiosidades do agrado de todos.
     Quem gosta de animais pode descobrir tudo sobre o porquinho-da-Índia, o maior cão do mundo e os reis do deserto (dromedários e camelos).
     Para quem quer perceber a actualidade, traz um artigo sobre a tão falada crise e outro sobre o dinheiro.
     Tem ainda uma reportagem sobre uma fábrica de cadernos portuguesa, a Firmo, sobre um grupo de jovens empresárias e muitos passatempos.
     Para ler, ler, ler sem conseguir interromper!
Texto da Prof.ª Fátima Neto
URL da imagem:http://www.planetaeducacao.com.br/portal/imagens/artigos/diario/ler_jornais_03.jpg 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

OUTUBRO: MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

    

     "Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship - IASL, o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares... ". 
     O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 22 de outubro como o Dia da biblioteca escolar. Este ano, o grande tema aglutinador proposto pela IASL é Bibliotecas Escolares: uma chave para o passado, presente e futuro
     Esperamos que a tua biblioteca escolar, com a ajuda da equipa que aqui presta serviço, te ajude a encontrar muitas chaves, muitas soluções, muitos conhecimentos!


URL das imagens:https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR_QdoOW1PLFn3WlRoGHSh6jVCBhYOrsp8EWIfgkCdOIPxoxYTA  
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglgLwT-BGDiZR2KHIOjTWFeio4KesXn7n1tL_tiVnoJ0c8V3RQvzq813fdQScUbSPmLvtI_PxjoZrKQN3WDV-YjrXqUZOj5gFThsQHxdPqmIwvmXqkoQLwF4lSll4ReHqAT1B9X1exMSV2/s640/M%C3%AAs+Bibliotecas.png

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MANUEL ANTÓNIO PINA PARTIU


     
     Manuel António Pina - poeta, dramaturgo, cronista – galardoado com o Prémio Camões 2011, o maior prémio literário de língua portuguesa, um entre muitos outros prémios que recebeu – deixou-nos hoje. No entanto, um escritor corajoso, interessado pelo mundo e pelos homens, não parte. Permanece, na sua obra e na nossa memória. 
     Em sua homenagem, deixamos-te aqui um poema e parte de uma crónica, onde o autor nos fala, como sempre, de “coisas sólidas e verdadeiras”.

NA BIBLIOTECA
       
               O que não pode ser dito
               guarda um silêncio
               feito de primeiras palavras
               diante do poema, que chega sempre demasiadamente tarde,

               quando já a incerteza
               e o medo se consomem
               em metros alexandrinos.
               Na biblioteca, em cada livro,

               em cada página sobre si
               recolhida, às horas mortas em que
               a casa se recolheu também
               virada para o lado de dentro,

               as palavras dormem talvez,
               sílaba a sílaba,
               o sono cego que dormiram as coisas
               antes da chegada dos deuses.

               Aí, onde não alcançam nem o poeta
               nem a leitura,
               o poema está só.
               ‘E, incapaz de suportar sozinho a vida, canta.’

 COISAS SÓLIDAS E VERDADEIRAS

     O leitor que, à semelhança do de O'Neill, me pede a crónica que já traz engatilhada perdoar-me-á que, por uma vez, me deite no divã: estou farto de política! Eu sei que tudo é política, que, como diz Szymborska, "mesmo caminhando contra o vento/ dás passos políticos/ sobre solo político". Mas estou farto […].
     Por isso, decidi hoje falar de algo realmente importante: nasceram três melros na trepadeira do muro do meu quintal. Já suspeitávamos que alguma coisa estivesse para acontecer pois os gatos ficavam horas na marquise olhando lá para fora, atentos à inusitada actividade junto do muro e fugindo em correria para o interior da casa sempre que o melro macho, sentindo as crias ameaçadas, descia sobre eles em voo picado. 
     Agora os nossos novos vizinhos já voam. Fico a vê-los ir e vir, procurando laboriosamente comida, os olhos negros e brilhantes pesquisando o vasto mundo do quintal ou, se calha de sentirem que os observamos, fitando-nos com curiosidade, a cabeça ligeiramente de lado, como se se perguntassem: "E estes, quem serão?" 
     Em breve nos abandonarão e procurarão outro território para a sua jovem e vibrante existência. E eu tenho uma certeza: não, nem tudo é política; a política é só uma ínfima parte, a menos sólida e menos veemente, daquilo a que chamamos impropriamente vida. 

Crónica publicada no dia 1 de Agosto de 2012 no JN
(Texto com supressões)

E para conheceres  um pouco sobre o autor e sobre a sua obra Como se desenha uma casa:




quarta-feira, 17 de outubro de 2012

LIVRO DE ENID BLYTON ENTRE OS MAIS VENDIDOS

      
      Sabias que entre os dez livros de ficção mais vendidos entre 1 e 7 de outubro do Top do jornal semanário “Expresso” encontras Os cinco e o comboio fantasma de Enid Blyton, autora britânica cujas obras encontras na nossa biblioteca, algumas delas adquiridas recentemente?
     Talvez desconheças que estes livros foram best-sellers quando os teus pais eram adolescentes, mas como o interesse por mistérios intrigantes e aventuras emocionantes perdura no tempo, aí estão “os cinco” a dar novamente que falar.
      Tal como na adolescência dos teus pais, esperamos que a coleção "Os Cinco" te faça apaixonar pela leitura e pelos livros!

    Para conheceres um pouco sobre a vida e obra Enid Blyton e ouvires, em inglês, excertos de entrevistas à BBC onde a autora explica o que a levou a ser escritora e nos fala do tempo em que começou a escrever para crianças, da sua personagem preferida e da sua escola, clica aqui.
     No site  "Biography online", encontras - também em inglês, claro - mais informações sobre esta escritora.

      Para saberes quais os outros livros de ficção e não ficção mais vendidos entre 1 e 7 de outubro, lê aqui.

URL das imagens: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ0CSlkj8QZQpmVLYzUz_YOaX927ze491OFAAKCuKxbXbD2lDOI /
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRQYCF0sVMi6kdPrnjq8yfrdBPOKEYrk9rynJjStd-mzTam0OO7

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ANIVERSÁRIO DE AGUSTINA BESSA-LUÍS

    Hoje, dia 15 de outubro, é o dia do 90.º aniversário de Agustina Bessa Luís, escritora que nasceu em Vila Meã, Amarante, mas que habita no Porto desde os 26 anos.
     Para que conheças um pouco da sua vida e obra, convidamos-te a ver o filme Ler Mais Ler Melhor Vida e Obra de Agustina Bessa-Luís.


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

ESCRITOR PORTUGUÊS VENCE PRÉMIO LITERÁRIO EUROPEU

     
     Afonso Cruz, que, além de escritor, é músico, ilustrador e realizador, foi um dos laureados com o Prémio da União Europeia de Literatura 2012, com o seu livro A Boneca de Kokoschka, editado pela Quetzal. O prémio, no valor de 5 mil euros, permite que os vencedores tenham prioridade de acesso a um programa da União Europeia, para que o seu livro seja traduzido em várias línguas. 
     O anúncio dos premiados foi feito em Frankfurt, na Alemanha, onde decorre a mais importante feira do livro. Entre os vencedores encontram-se outros onze escritores de diversos países: Anna Kim (Áustria), Lada Žigo (Croácia), Laurence Plazenet (França), Viktor Horváth (Hungria), Kevin Barry (Irlanda), Emanuele Trevi (Itália), Giedra Radvilavičiūtė (Lituânia), Gunstein Bakke (Noruega), Piotr Paziński (Polónia), Jana Beňová (Eslováquia) e Sara Mannheimer (Suécia).
    Afonso Cruz editou em 2008 o seu primeiro romance, A Carne de Deus – Aventuras de Conrado Fortes e Lola Benites, e, em 2009, Enciclopédia da História Universal, livro que lhe valeu o Prémio Literário Camilo Castelo Branco.

Fonte: http://www.publico.pt/Cultura/afonso-cruz-vence-premio-da-uniao-europeia-de-literatura-2012-1566604 


Sinopse de A Boneca de Kokoschka:


     O pintor Oskar Kokoschka estava tão apaixonado por Alma Mahler que, quando a relação acabou, mandou construir uma boneca, de tamanho real, com todos os pormenores da sua amada. A carta à fabricante de marionetas, que era acompanhada de vários desenhos com indicações para o seu fabrico, incluía quais as rugas da pele que ele achava imprescindíveis. Kokoschka, longe de esconder a sua paixão, passeava a boneca pela cidade e levava-a à ópera. Mas um dia, farto dela, partiu-lhe uma garrafa de vinho tinto na cabeça e a boneca foi para o lixo. Foi a partir daí que ela se tornou fundamental para o destino de várias pessoas que sobreviveram às quatro toneladas de bombas que caíram em Dresden durante a Segunda Guerra Mundial.

Fonte: http://www.wook.pt/ficha/a-boneca-de-kokoschka/a/id/9631022

Algumas críticas da imprensa:

«Neste romance encontramos todas as qualidades literárias de Afonso Cruz: o gosto pela história curta, a extrema atenção dada à forma e a propensão por enredos labirínticos.» 
Jornal de Letras 
«Ler Afonso Cruz é isso: é andar num labirinto e não ter bem a certeza do que aconteceu com as personagens.» 
Time Out 
«Cruz faz a apologia da escrita labiríntica, em que realidade e ficção se confundem; mas também nos diz que a visão do mundo é uma acumulação de visões parciais sobrepostas. E algumas delas imaginadas.» 
Público

terça-feira, 9 de outubro de 2012

NOVAMENTE SEBASTIÃO DA GAMA, NOVAMENTE OS PROFESSORES!



       Não tenho quaisquer dúvidas de que os livros são tesouros e, hoje, encontrei mais um. Já lera excertos, mas, confesso, o meu conhecimento deste livro não passava desses excertos que tive o privilégio de encontrar espalhados por diversas coletâneas.
      Pois bem: hoje, graças ao meu trabalho, encontrei-me com este livro. Senti o cheiro das suas páginas. Folheei-o. Li alguns excertos e fiquei encantada. O tesouro? O Diário de Sebastião da Gama, uma “Pequena história” da vida deste professor excecional, o “registo quotidiano das suas experiências de estagiário”, como refere Hernâni Cidade no prefácio da sua autoria.
     Como o Dia Mundial do Professor ainda está próximo (mas não são todos os dias “dias do professor”, “dias da criança”, “dias da paz”, “dias de…”?), não resisto a transcrever um pequeno excerto:
      “Quando entrei na sala já a coisa começara; falava o Dr. Melo Furtado do Professor e dizia coisas que me ficaram cá dentro. «Tiraram-nos tudo, durante alguns anos. Só não nos tiraram a alma». «Por isso cá estamos para cumprir a nossa missão, nós os professores que não ensinamos para os cigarros». […] «Os nossos iguais são os mocinhos. Nós procuramos como companhia mais agradável esses que ainda acreditam, que só acreditam».” (p. 83)
      Tal como este, poderiam ser transcritos outros trechos "belos e cheios de razão". No entanto, fica apenas o convite à leitura.
       E já agora: eu continuo a acreditar!
Assunção  Ribeiro
(Coordenadora da BE/CRE)

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

AINDA A PROPÓSITO DO DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES...



Vale a pena ler, porque simplesmente belo!

“Os alunos nascem diante dos professores uma e outra vez. Surgem de dentro de si mesmos a partir do entusiasmo e das palavras dos professores que os transformam em melhores versões. Quantas vezes me senti outro diante de uma aula brilhante. Punha-me a caminho de casa como se tivesse crescido um palmo inteiro durante cinquenta minutos. Como se fosse muito mais gente. Cheio de um orgulho comovido por haver tantos assuntos incríveis para se discutir e por merecer que alguém os discutisse comigo.”


Excerto do artigo de opinião intitulado “Os Professores” de Valter Hugo Mãe, 
in JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias, 19 de Setembro de 2012

Sobre a biografia e obra de Valter Hugo Mãe, ver site do autor aqui .

URL da imagem: http://www.oconesul.com.br/wp-content/uploads/2011/04/Professor.jpg

sábado, 6 de outubro de 2012

VALE A PENA PENSAR NISTO...


"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem."

Mário Quintana (poeta, tradutor e jornalista brasileiro)

URL da imagem:http://www.c7s.com.br/acade7/wp-content/uploads/2012/08/leitura.jpg 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

5 DE OUTUBRO: DIA MUNDIAL DO PROFESSOR


"O amor recíproco entre quem aprende e quem ensina é o primeiro e mais importante degrau para se chegar ao conhecimento."

É com as palavras de  Erasmo, que hoje, dia 5 de outubro, Dia Mundial do Professor, prestamos homenagem a todos os professores que, encarando com verdade a sua missão, são os pilares das escolas de todo o mundo.


URL das imagens: http://www.fne.pt/media/banners/f3d902162a.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4vCcAg9zAjNDl6njr9dhpYu6qH-HJRqz8VANqQOqySNws8ERiAAV0a74a24rpla9HaGdnlKL92szFoUsCb_F7Pf6kLFQjrEOXkbBaT-mF6M82uKsT-S4QctsDQ7dAGV43CRkmwKR5W9s/s1600/Dia+do+Professor.jpg



segunda-feira, 1 de outubro de 2012

1 DE OUTUBRO: DIA MUNDIAL DA MÚSICA


“Porque a música penetra mais fundo na alma humana.”
Platão (filósofo grego – 428 / 427 - 348/347)



    O Dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pelo grande músico e violinista americano Yehudi Menuhin (1916-1999), na altura Presidente do Conselho Internacional da Música, uma organização não governamental fundada em 1948 sob o patrocínio da UNESCO.
    Com a instituição de mais este dia mundial pretendia-se promover os valores da paz e da amizade por intermédio da música. Hoje, passadas quase quatro décadas, a data continua a ser assinalada em todo o planeta, visando a promoção da arte musical em todas as suas vertentes: nesta data, são levadas a cabo diversas iniciativas, a nível mundial, que visam divulgar, fomentar e homenagear esta arte tão grandiosa que é a música.
     Mesmo que não participes em nenhum dos eventos que hoje decorrerão um pouco por toda a parte, não deixes de ouvir a tua música preferida, seja ela de que estilo ou época for.

LIVROS DO MÊS DE OUTUBRO

     Neste mês convidamos-te a fazer duas viagens: uma pela Alemanha da Idade Média; outra pela América Latina, mais especificamente pela Patagónia, Chile e Argentina. 
     Um convite à aventura, ao mistério, à reflexão, pela mão de Antonio Garrido, autor espanhol nascido em 1963, e Luis Sepúlveda, chileno nascido em 1949. 


A Escriba

A ESCRIBA
de Antonio Garrido


Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 560
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04186-9
Idioma: Português





Sinopse
Alemanha, ano 799. Carlos Magno, em vésperas de ser coroado imperador do Ocidente, encarrega Gorgias, um ilustre escriba bizantino, da tradução de um documento de vital importância para o futuro da Cristandade. O trabalho deverá ser executado no mais absoluto segredo. Entretanto, Theresa, filha de Gorgias e aprendiz de escriba, é falsamente acusada de um crime e procura refúgio na cidade alemã de Fulda, perdendo o contacto com o pai. Aí, conhecerá Alcuino de York, um frade britânico que investiga uma terrível epidemia que assola a população. Quando Theresa é informada do desaparecimento misterioso de Gorgias, ela e Alcuino embarcam numa aventura inquietante para o encontrar e infiltram-se numa teia conspirativa de ambição, poder e morte, em que nada nem ninguém é o que parece e da qual depende o futuro do mundo ocidental.
Combinando o rigor histórico com uma prosa de ritmo trepidante, este romance de Antonio Garrido conduz o leitor por cidades, claustros e abadias medievais, num thriller apaixonante inspirado em factos reais.



PATAGÓNIA EXPRESS
de Luis Sepúlveda

Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 160
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04090-9





Sinopse:
Homenagem a um comboio que já não existe, mas que continua a viajar na memória dos homens e mulheres da Patagónia, estes «apontamentos de viagem» - como lhes chamou Luis Sepúlveda - tornaram-se um dos livros de referência do grande autor chileno. Desde os seus primeiros passos na militância política, que o levaram à prisão e depois ao exílio em diferentes países da América do Sul, até ao reencontro feliz, anos depois, com a Patagónia e a Terra do Fogo, é uma longa viagem (e uma longa memória) aquela que Luis Sepúlveda nos propõe neste seu livro. Ao longo dele, confrontamo-nos com uma extensa galeria de personagens inesquecíveis e com um conjunto de histórias magníficas, daquelas que só um grande escritor é capaz de arrancar aos labirintos da vida.


Para saberes mais sobre Patagónia Express, clica aqui.

Nota: Encontras estes livros na nossa biblioteca, assim como outros títulos de Luis Sepúlveda.