quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CONSEGUIRÃO AS BALEIAS IMITAR A VOZ HUMANA?

     
     Que os papagaios sabem imitar a voz humana, já todos sabíamos. Trata-se de um fenómeno chamado “psitacismo”, palavra de origem grega (psitaco+ismo) que segundo o Dicionário Informal retrata o "efeito papagaio", ou seja, representa o processo de repetição puramente mecânica de palavras ou frases, destituídas de uma ideia ou compreensão lógica que exprima um significado por parte de quem as produz.
     Bom, quem tem papagaios em casa, sentir-se-á tentado a afirmar que não se trata exatamente de uma repetição meramente mecânica de sons. Mas isso digo-o eu, uma leiga no assunto, baseada no conhecimento que tenho do “Werther” da minha tia, que a imita a ela, ao tio, aos primos, a mim… parecendo conhecer-nos bem e parecendo adaptar o seu discurso a cada situação.
     O que talvez não soubesses é que também existiu uma baleia que imitava os seres humanos, supostamente numa tentativa de comunicar com os seus tratadores.
     Curiosa(o)? Então lê a notícia “Noc, a baleira branca que tinha uma voz quase humana”, do jornal diário “Público”, que encontras em http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/noc-a-baleia-branca-que-tinha-uma-voz-quase-humana-1568490 .

URL da imagem: http://www.bulhufas.com/wp-content/uploads/2012/10/Baleia-Noc.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!