Imagina que és confrontado com o seguinte problema: «O Sr. António Reis pretende comprar um palacete com uma área total de 898 m2, sendo que lhe é pedida a quantia de € 534 por metro quadrado. Quanto terá de pagar o Sr. Reis para adquirir o imóvel?»
Nada mais fácil: trata-se de uma conta de multiplicar. Ao multiplicarmos o número de metros pela quantia pedida obteremos o valor a pagar. Basta pegarmos numa máquina calculadora, ou até usar a barra de pesquisa do Google e… num instante, aí está o resultado.
No entanto, nem sempre teremos uma calculadora ou um computador à mão, pelo que, o melhor é exercitar a nossa capacidade de cálculo e, o mais fantástico é que existem várias formas de realizar esta operação. Podemos optar por uma multiplicação em asa, mas também por uma multiplicação em quadra ou per gratícula ou per gelosia.
Vamos à primeira operação: multiplicação em asa.
Esta era a forma como os teus pais e eu fazíamos as contas de multiplicar, e, durante os Descobrimentos, era também a mais utilizada entre os mercadores e na generalidade das comunidades cristãs, sendo que a designação de “asa” decorre da semelhança da disposição com a asa de uma qualquer ave.
No entanto existe outro caminho para chegar ao resultado: a multiplicação em quadra ou per gratícula ou per gelosia.
Este foi talvez o processo mais utilizado até ao século XVIII, visto que oferece uma notável simplificação operatória. Repara bem na forma como se faz. Temos a certeza de que vais descobri-la e as contas de multiplicar vão ser, a partir de agora, ainda menos complicadas!
Conclusão: Em asa ou em quadra, se o Sr. António Reis quiser mesmo comprar o palacete, terá de gastar a quantia de € 479 532.
Fonte: A Matemática no Tempo dos Descobrimentos, de A.A.Marques de Almeida
(Edição do Grupo de trabalho do Ministério da Educação para as Comemorações dos
Descobrimentos Portugueses)
E as formas de multiplicar não se esgotam na "multiplicação em asa" ou na "multiplicação em quadra"! Vê aqui como realizar esta operação de outra forma!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!