«Não há fórmulas mágicas para tornar o estudante num bom aluno»: assim afirmava Eduardo Marçal Grilo no prefácio do livro O Método Ser Bom Aluno, Bora lá?, no qual o autor – Prof. Jorge Rio Cardoso - nos apresenta inúmeros depoimentos de bons alunos.
Quais os segredos destes bons alunos? São vários!
Como não podia deixar de ser, cada aluno tem o seu método; no entanto, há “regras básicas” que os bons dizem seguir, encontrando-se entre elas:
- Os bons alunos são assíduos.
- Os bons alunos são atentos e concentrados nas aulas, o que é fundamental, já que propicia que os apontamentos sejam melhores e o estudo seja, por isso, facilitado.
- Os bons alunos preocupam-se com a organização dos cadernos diários, que são ótimos guias para o estudo, para além de serem mais um elemento de avaliação.
- Os bons alunos não abandonam as matérias mais difíceis e problemáticas; pelo contrário, encaram-nas como um desafio e estudam-nas com cuidado e atenção para se “verem livres delas”.
- Os bons alunos estudam regularmente e não têm receio de expor as suas dúvidas, afinal, “ter dúvidas é saber” ou pelo menos é ter a consciência de que não se sabe e de que é necessário encontrar as respostas.
- Os bons alunos tentam perceber as matérias explicadas, não se limitam a decorá-las; e, quando estudam, tentam traduzi-las pelas suas próprias palavras.
- Os bons alunos fazem pequenas anotações das dúvidas que surgem quando estão a realizar o TPC e depois esclarecem-nas junto dos seus professores.
- Os bons alunos não estudam apenas para os testes: estudam e preparam-se regularmente e, na véspera de teste ou exame, apenas reveem a matéria, no caso de surgirem dúvidas pontuais.
- Os bons alunos fazem resumos e esquemas da matéria.
- Os bons alunos complementam a matéria dada nas aulas com leituras suplementares.
Esta é uma lista que te desafiamos a completar com outras ideias inovadoras e eficazes.
Entretanto, fomos ouvir a Inês Afonso, uma boa aluna do 6.º D, que partilhou connosco, em verso, alguns dos seus segredos:
Um bom aluno
Um bom aluno segue o rumo
do empenho e atenção
Trabalha arduamente
Até chegar o verão.
Faz as contas rapidinho
É um valente sabichão
Cria histórias pelo caminho
Com a sua imaginação.
É um aluno interessado
E com boa intenção
Tem sempre tudo arrumado
No seu grande mochilão.
No momento necessário
Empenha-se até mais não
Mas no seu tempo livre
Não larga os amigos da mão.
É este o segredo!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!