Jovens leitores, ilustração de Greg Clarke via Pinzellades al món |
Fazendo um breve balanço de mais uma “Semana da Leitura”, realçamos os momentos em que se parou para ler e ouvir ler os textos, os livros, as revistas e os jornais escolhidos pelos próprios alunos e também pelos professores, sem a preocupação de responderem a questionários ou de realizarem testes escritos, e salientamos também a deslocação que diversos professores fizeram às turmas, simplesmente para ler. Destacamos ainda a visita que os alunos surdos, acompanhados pelos professores de língua gestual, pelos intérpretes de língua gestual e pela professora Olinda Cardoso fizeram a diversas turmas, desde o 5.º ao 9.º ano.
Estes alunos, professores e intérpretes começaram por apresentar aos alunos ouvintes “O milagre da escrita”, um conto da autoria da professora Olinda Cardoso, no qual o protagonista, um aluno surdo, consegue ultrapassar as barreiras de comunicação através da descoberta da escrita e das suas potencialidades. Depois foi a vez de “declamarem” o poema “Frutos” de Eugénio de Andrade e de ensinarem aos alunos ouvintes o nome dos frutos em língua gestual. Uma sequência de atividades verdadeiramente interessante!
Em suma, esta foi uma semana em que se deu a prioridade ao prazer da leitura e em que, por via da leitura, se deram mais alguns passos no caminho da inclusão.
Deixamos aqui o poema "Frutos" de Eugénio de Andrade, para que também tu possas saborear as palavras:
FRUTOS
Pêssegos, peras, laranjas,
morangos, cerejas, figos,
maçãs, melão, melancia,
ó música de meus sentidos,
pura delícia da língua;
deixai-me agora falar
do fruto que me fascina,
pelo sabor, pela cor,
pelo aroma das sílabas:
tamgerina, tangerina.
Eugénio de Andrade (1999). Antologia Breve.
Porto: Fundação Eugénio de andrade
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!