Neste ano letivo, a VISÃO lança um novo desafio às escolas do ensino básico: continuarem uma história de um autor português. Participa!
Única revista inserida no Plano Nacional de Leitura, a Visão Júnior lança todos os anos um desafio de leitura e de escrita às escolas, seguindo assim a aquilo que se comprometeu no seu estado editorial: combater a iliteracia e incentivar o gosto pelos livros.
Inspirando-nos nos princípios da escrita criativa, e partindo das Metas Curriculares, os objetivos desta iniciativa são que os alunos leiam o livro, escrevam a continuação da história e, depois, criem uma nova capa. Todos os trabalhos participantes serão publicados no site da VISÃO Júnior, em www.visaojunior.sapo.pt. As quatro turmas vencedoras terão a oportunidade de se encontrar com o autor da história «original» nas instalações da VISÃO Júnior, mostrar-lhe o novo final (lendo-o ou fazendo até uma pequena recriação) e entrevistá-lo. A entrevista será depois publicada numa edição da VISÃO Júnior. Entre o 7.º e 9.º anos, a iniciativa é aberta a estudantes em nome individual (ou a grupos), e não apenas a turmas. Os alunos poderão participar a partir da biblioteca da escola, sob orientação da professora bibliotecária.
Este ano, as obras escolhidas são:
1.º ano: Destrava-Línguas, de Luísa Ducla Soares
2.º ano: Estranhões e Bizarrocos, de José Eduardo Agualusa
3.º ano: A Arca do Tesouro, de Alice Vieira
4.º ano: Teatro às três Pancadas, de António Torrado
5.º ano: Contos e Lendas de Portugal e do Mundo, de João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete
6.º ano: Pedro Alecrim, de António Mota
7.º ano: A substância do Amor e Outras Crónicas, de José Eduardo Agualusa
8.º e 9.º anos: A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho, de Mário Cláudio
Em www.visaojunior.sapo.pt encontrm-se todas as informações sobre esta iniciativa.
Fonte: Visão Júnior, n.º112, setembro, 2013
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!