Um dos raros exemplares da primeira edição do Os Lusíadas, impressa em 1572 em Lisboa, encontra-se na Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos da América. Trata-se de um dos 34 exemplares espalhados por três continentes e diz-se que terá pertencido ao próprio Camões, pelo que tocar-lhe é uma tarefa assaz difícil.
Todavia, se algum dia quiseres tentar, fica a saber que terás de contactar o Centro de Investigação Harry Ransom com 24 horas de antecedência, porque o livro está guardado num cofre, assim como terás de assistir a um vídeo de dez minutos para aprender como se devem manusear livros raros e quais os procedimentos de segurança a seguir.
Uma vez na presença deste livro tão precioso, que será levado até ti por uma bibliotecária numa caixa vermelha de capa dura, poderás regressar ao passado da nossa língua, quando “céu” ainda era “ceu”, “muito” era “muy” e “não” era “nam”, pois todas as palavras que hoje terminam em “ão”, à época, perminavam em “am”.
Como ler este exemplar raríssimo de Os Lusíadas não está ao nosso alcance, propomos-te que manuseies a edição menos rara, mas igualmente valiosa, que se encontra na nossa biblioteca.
Fonte: http://www.publico.pt/cultura/noticia/a-edicao-texana-de-os-lusiadas--1614026
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!