sexta-feira, 18 de outubro de 2013

APRENDE A ESCREVER UM POLICIAL



Depois de publicar o seu mais recente e entusiasmante livro, A Sentinela, o escritor norte-americano radicado em Portugal, Richard Zimler, ofereceu aos leitores do jornal Metro dez dicas para arrancarem, de vez, com a ideia para um romance que têm há tanto tempo na gaveta. Nós partilhamo-las contigo…

1. Ler policiais de qualidade. 
Richard Zimler sugere que se comece com os clássicos, como Raymond Chandler e Dashiel Hammett, pois é essencial compreender a estrutura de um policial tradicional, sobretudo se desejarmos quebrar as regras.

2. Ler alguns mestres do policial contemporâneo, como o escritor Lawrence Block.

3. Ler os melhores escritores ditos literários: Dostoievsky, Faulkner, Flaubert, Cervantes… Aprende-se a escrever excelentes livros com os gigantes da literatura universal.

4. Escrever todos os dias, se isso for algo possível.
Zimler recomenda que se comece com contos. Um violinista nunca poderia ser um solista mundialmente conhecido sem praticar todos os dias. Ser romancista exige a mesma dedicação.

5. Focar-se nas personagens.
Um bom policial tem de ser “habitado” por pessoas únicas. Qualquer romancista tem de desenvolver a sua capacidade de criar personagens verídicas e fascinantes. E realistas. O leitor tem de acreditar nos seus pensamentos, conflitos, desejos, aventuras…

6. Não se limitar a impor as personagens nos ombros das personagens.
Em vez disso, deve-se deixar a história ser um produto das suas ações – das suas qualidades e defeitos, sonhos, fracassos, paixões, erros…

7. Reescrever continuamente. 
Não abandonar o romance em que se estiver empenhado enquanto não estiver tão bom quanto possível. Cada cena tem de ser excelente, cativante, intrigante. E tem que avançar a história!

8. Criar surpresas.
Nenhum leitor do mundo quer ler um policial que não o surpreenda! Mas não se deve deixar a história refém das reviravoltas – as surpresas não devem ser inacreditáveis ou melodramáticas.

9. Escrever para um leitor-tipo perspicaz e sensível. 
Nunca ninguém escreveu um excelente policial para uma audiência de pessoas pouco inteligentes!

10. Não pensar no mercado.
Enquanto se estiver a escrever, não se deve pensar nas vendas, nem no editor, nem nos leitores futuros. Cada um deve escrever para si, pois quem escreve tem de adorar o próprio livro. É a única maneira de escrever um grande romance!

Deves ter reparado que, nestas dez dicas, Richard Zimler utiliza várias vezes o verbo ler. Não é à toa que se diz que para se escrever um livro é preciso ler uma biblioteca inteira…


Jornal "Metro", em 18 de outubro.
(Adaptado)

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