sexta-feira, 4 de outubro de 2013

INTERNET SEGURA?

     

     De acordo com a jornalista Margarida Davim, do jornal "Sol", alguns «pais põem os seus filhos em perigo na internet», evocando um estudo europeu, segundo o qual «os pais estão a pôr em risco os filhos quando os expõem nas redes sociais», porquanto «fotos inocentes de família podem ser partilhadas por pedófilos e deixam uma "pegada digital" quase imposssível de apagar.»
      Segundo a mesma fonte, há diversas formas de proteger os nossos filhos, nomeadamente:

BLOQUEAR INFORMAÇÃO
«Nas definições de privacidadem do Facebook, escolha a opção que faz com que apenas os seus amigos possam ver as suas fotos, publicações e comentários.»

SELECIONAR QUEM VÊ O QUÊ
«Mesmo que tenha o cuidado de escolher quem aceita como amigo nas redes sociais, pode querer que nem todos vejam as suas fotos. Em cada publicação, use a opção de edição que amigos ou grupos a podem ver.»

DESLIGAR A LOCALIZAÇÃO
«Quando tira fotos com um smatphone, a imagem fica com um registo que permite localizar onde foi tirada. Desligue a opção de geo-referenciação, nas definiões.»

Por outro lado, há comportamentos que nunca deve ter, por exemplo:

USAR OS FILHOS COMO CAPA
«Se colocar uma imagem dos seus filhos como fotografia de capa no Facebook, está a deixar que qualquer um possa ver e partilhar essa foto.»

NÃO SER AMIGO DOS FILHOS
«As crianças só devem ter perfil no Facebook depois dos 13 anos. Se os deixar entrar na rede social antes, seja amigo deles para controlar o que publicam e de quem são amigos.»

PARTILHAR TUDO
«Quer mesmo que toda a gente beja a sua última bebedeira? Pense bem antes de publicar informação e fotos. O que põe online pode deixar um rasto permanente na internet.»

Depois de tão úteis conselhos, resta-nos dizer: mais vale prevenir...

Jornal "Sol", edição n.º 369, 27 de outubro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!