Investigadores de uma universidade norueguesa publicaram recentemente,
no International Journal of Educational Research, um estudo realizado junto de
72 crianças de 2 escolas norueguesas com o objetivo de demonstrar que ler em
papel ao invés de ler em ecrã resulta em melhor compreensão leitora.
Para além de a amostra ser muito reduzida, também a metodologia terá
sido, porventura, pouco ortodoxa: o texto digital foi distribuído em pdf e lido
num écran de um computador de 15 polegadas, com fonte serifada –Times New
Roman.
Se tivessem sido utilizado o suporte de papel, mais especificamente um
minilivro, daqueles com uma mão cheia de palavras por página… os resultados
seriam diametralmente opostos!
Isto leva-nos a afirmar: o que é importante é ler, não importa o suporte!
Tal como a Dr.ª Teresa Silveira afirma em Cérebro
e Leitura, «o suporte parece
constituir apenas uma opção de leitura e não “a” estratégia».
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!