quinta-feira, 24 de outubro de 2013

LEITURA EM PAPEL VS. LEITURA EM ECRÃ: EFEITOS NA COMPREENSÃO LEITORA


    Investigadores de uma universidade norueguesa publicaram recentemente, no International Journal of Educational Research, um estudo realizado junto de 72 crianças de 2 escolas norueguesas com o objetivo de demonstrar que ler em papel ao invés de ler em ecrã resulta em melhor compreensão leitora.
    Para além de a amostra ser muito reduzida, também a metodologia terá sido, porventura, pouco ortodoxa: o texto digital foi distribuído em pdf e lido num écran de um computador de 15 polegadas, com fonte serifada –Times New Roman.
     Se tivessem sido utilizado o suporte de papel, mais especificamente um minilivro, daqueles com uma mão cheia de palavras por página… os resultados seriam diametralmente opostos!
     Isto leva-nos a afirmar: o que é importante é ler, não importa o suporte! 
    Tal como a Dr.ª Teresa Silveira afirma em Cérebro e Leitura, «o suporte  parece constituir apenas uma opção de leitura e não “a” estratégia».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!