Teresa Silveira é licenciada em História - ramo educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Pós-Graduada em Administração e Planificação da Educação pela Universidade Portucalense; Pós-Graduada em Ciências da Informação e da Documentação pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Centro Regional de Braga. Mestre em Ciências da Informação e da Documentação pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica - Centro Regional de Braga. A sua tese de mestrado foi o ponto de partida para a aposta em investigação, atualmente a decorrer na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, que articula as perspetivas e metodologias das ciências sociais e humanas e das neurociências no estudo e compreensão do comportamento leitor entre gerações.
Presentemente em programa doutoral, a Dr.ª Teresa Silveira tem dedicado a sua atividade investigativa às questões da leitura, tema da palestra que hoje dinamizou na nossa escola.
Que mecanismos são ativados no ato de leitura? Que estratégias implementar para fomentar a cultura da leitura? Ler em suporte digital ou em suporte de papel? Qual a relação existente entre as memórias, o domínio da atenção seletiva e a leitura? Que impactos têm os novos contextos tecnológicos no desenvolvimento da “arquitetura cerebral” para a leitura? Eis algumas das questões debatidas ao longo desta interessantíssima e cativante palestra, a que assisitram encarregados de educação, professores e também professoras bibliotecárias.
Nota:
Se este tema te inquieta, poderás encontrar respostas na obra Cérebro e Leitura, também da Dr.ª Teresa Silveira.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!