“Sabias que a Língua Portuguesa comemora este ano
800 anos? Eu não sabia. Aprendi."
Ver aqui na Visão
Entre 5 de maio deste ano (Dia da Língua Portuguesa instituído pela CPLP) e 10 de junho de 2015 celebrar-se-ão “8 Séculos da Língua Portuguesa”, num evento que tem em vista a valorização e a visibilidade da Língua Portuguesa enquanto língua oficial de oito países inseridos em múltiplas matrizes geopolíticas e culturais.
Com cerca de 230 milhões de falantes, o português é a sexta língua mais falada no mundo. Trata-se da língua oficial de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Timor-Leste, S. Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau e uma das línguas oficiais de Macau (China) e da Guiné Equatorial, sendo ainda falada em algumas regiões da Índia e em pequenas comunidades que outrora fizeram parte do império português na Ásia.
Deixamos-te aqui a adaptação de um dos primeiros documentos escritos em português: o "Testamento de D. Afonso II" (1214)
IAN/TT, Mitra de Braga, caixa 1, documento 48; 240×495mm |
1214 Junho 27
Linha 1
En'o nome de Deus. Eu rei don Afonso pela gracia de Deus rei de Portugal, seendo sano e saluo, temëte o dia de mia morte, a saude de mia alma e a proe de mia molier raina dona Orraca e de me(us) filios e de me(us) uassalos e de todo meu reino fiz mia mãda p(er) q(ue) de
Linha 2
pos mia morte mia molier e me(us) filios e meu reino e me(us) uassalos e todas aq(ue)las cousas q(ue) De(us) mi deu en poder sten en paz e en folgãcia. P(ri)meiram(en)te mãdo q(ue) meu filio infante don Sancho q(ue) ei da raina dona Orraca agia meu reino enteg(ra)m(en)te e en paz. E ssi este for
Linha 3
morto sen semmel, o maior filio q(ue) ouuer da raina dona Orraca agia o reino entegram(en)te e en paz. E ssi filio barõ nõ ouuermos, a maior filia q(ue) ouuuermos agia'o ...
Fonte: http://cvc.instituto-camoes.pt/tempolingua/07.html
TODA A VERDADE SOBRE OS 800 ANOS DA LÍNGUA PORTUGUESA.
ResponderEliminarPelo único autor de toda esta temática – Roberto Moreno.
Diante da passividade da Comunicação Social dos 8 países da CPLP, entre outros, comunica-se que: - A efeméride e, os eventos relacionados com os 800 anos ou 8 Séculos da Língua Portuguesa - deve-se à descoberta do Prof. Roberto Moreno, fundador e presidente da Fundação Geolíngua.
Em 2009 o autor registrou uma obra na Sociedade Portuguesa de Autores, com o seguinte titulo:
REGISTO DO DIA 27 DE JUNHO DE 2014, ENQUANTO COMEMORAÇÃO DOS 800 ANOS DO DOCUMENTO RÉGIO, MAIS ANTIGO, ESCRITO EM LÍNGUA PORTUGUESA.
Consciente da feliz e oportuna coincidência de tão importante data, com o mediatismo já em curso, em torno da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil, procede aos respectivos registos autorais:
• O dia 27 de Junho de 2014 como a data comemorativa dos 800 anos do primeiro documento régio, escrito em língua portuguesa, possuindo como documento comprobatório, o Testamento de D. Afonso II, terceiro rei de Portugal, datado de 27 de Junho de 1214;
• Os eventos socioculturais que ocorrerão nos 8 países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a propósito da celebração deste aniversário de 8 séculos;
• Os eventos socioculturais que repercutirão nas comunidades que se expressam em português em outros países;
• O momento de festividade máxima, a realizar num dos Estádios de Futebol da Copa FIFA de 2014 - um coro de “Parabéns à Língua Portuguesa”, com a participação de artistas de destaque dos países envolvidos.
(...) e, continua com uma serie de documentos onde se descreve uma variedade de eventos socioculturais, económicos, políticos, desportivos ..., neste âmbito.
A finalidade era associar, simbolicamente, o Testamento de D. Afonso II, para efeitos de Relações Públicas e de Marketing, com o intuito de dar visibilidade à língua portuguesa, fazendo uma alusão às datas de 27-6-1214, a 27-6-2014, primeiro intervalo da Copa do Mundo de Futebol, no Brasil.
DATAR o “nascimento” da língua portuguesa e, “COLAR” ao dia 27 de Junho de 2014, na Copa de 2014, esta foi a intenção. - Portanto, desde 1214 (a oito Séculos atrás) até os dias de hoje, NINGUEM tinha abordado este tema – 800 anos ou 8 Séculos de Língua Portuguesa.
A partir de 2009 solicitou-se e foi negado e/ou ignorado, o apoio institucional de varias entidades: - Sociedade Portuguesa de Autores, Presidência da República de Portugal, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e os seus órgãos de Comunicação Social, Instituto Camões, Secretaria da Cultura de Portugal e Brasil, UCCLA, Fundação Gulbenkian, Centro Nacional de Cultura de Portugal, entre outras dezenas de entidades possuidoras de um Dossiê sobre as propostas de atividades socioculturais, e não só, com base no Evento Original de 2009.
Já está em fase de planejamento e produção um livro que dará origem a uma peça de Teatro e Cinema 3D - para tornar Público, todo o material disponibilizado, desde 1992, à algumas das entidades já referidas, entre outras.
Foram, algumas entrevistas realizadas em Portugal e cartas enviadas ao Governo Brasileiro pela Assembleia da República de Portugal (após apresentação pessoal em 2012, à vários deputados) e vários Dossiês enviados à Comunicação Social luso-afro-brasileira, entre outras que podem ser comprovadas, para fundamentar estas afirmações.
A intenção é promover, a sério, o fortalecimento da Língua mais poderosa do Planeta - o Galego luso-brasileiro (mais conhecida, desde 1214, como Língua Portuguesa) entretanto e, quiçá - GEOLÍNGUA, para o futuro.
Nota:
Ouça, aqui, o que foi noticiado em 2010, pela rádio RDP
https://www.youtube.com/watch?v=g43iGYQTglo&feature=relmfu
Outros links relacionados com a autoria dos 800 anos da Língua Portuguesa.
Rádio RDP (19-5-2011) http://www.youtube.com/watch?v=QHfCv7mMgn8&feature=relmfu
Rádio RDP (27-7-2012) http://www.rtp.pt/play/p865/e88934/forum
Rádio Antena 3 (5-11-12) http://www.rtp.pt/programa/radio/p1070/c98295
Televisão de Lisboa (3-5-2013) http://www.youtube.com/watch?v=aisI7SEry4c