quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

LIVROS DO MÊS DE JANEIRO

Leituras em Janeiro e não frio, dão riqueza no estio! 

A BIBLIOTECÁRIA DE AUSCHWITZ, de António Iturbe


«Os livros conservam nas suas páginas a sabedoria de quem as escreveu. 
Os livros nunca perdem a memória.» (pág. 80) 
«Aquele livro levou-me mais longe do que qualquer par de sapatos.» (pág. 102)

São estas algumas das frases de um dos livros que te sugerimos para o mês de Janeiro. Um livro muito especial, que nos transporta até Auschwitz-Birkenau, o campo do horror, infernal, o mais mortífero e implacável, onde existe uma jovem que teima em devolver a esperança: num lugar onde os livros são proibidos, a jovem Dita esconde debaixo do vestido os frágeis volumes da biblioteca pública mais pequena, recôndita e clandestina que jamais existiu.
No meio do horror, Dita dá-nos uma maravilhosa lição de coragem: não se rende e nunca perde a vontade de viver nem de ler porque, mesmo naquele terrível campo de extermínio nazi, «abrir um livro é como entrar para um comboio que nos leva de férias» (pág. 102).

AO PORTUGUESES DESCOBRIRAM A AUSTRÁLIA? 100 perguntas sobre factos, dúvidas e curiosidades dos Descobrimentos, de Paulo Jorge de Sousa Pinto


Para que conheças melhor o momento áureo da história do nosso país, os Descobrimentos, propomos-te também a leitura de um livro que te dá respostas, bem fundamentadas, a 100 questões, de que destacamos: Vasco da Gama foi um herói ou um almirante cruel e sanguinário? É verdade que antes dos Descobrimentos se pensava que a terra era plana? O mar era mesmo povoado por monstros, como o famoso e terrível Adamastor, e outros seres maravilhosos, como acreditavam os marinheiros na Idade Média? O Infante D. Henrique criou uma Escola em Sagres? O Tratado de Tordesilhas foi uma vitória ou uma derrota para Portugal? Os portugueses buscaram o famoso El Dorado, a lendária terra do ouro? Os marinheiros portugueses chegaram à América antes de Cristóvão Colombo? E foram ou não os portugueses a descobrirem a Austrália antes do capitão James Cook?
Estas são algumas das 100 perguntas a que o historiador Paulo Jorge de Sousa Pinto responde neste curioso e original livro.
Os Descobrimentos representam a Idade de Ouro da História de Portugal, e continuam a suscitar uma especial curiosidade junto de todos os que se interessam pelo nosso passado. Uma temática recheada de mitos por desfazer e mistérios por desvendar, factos e curiosidades por rever ou redescobrir, mas também ideias-feitas, estereótipos e controvérsias que continuam a povoar o nosso imaginário.
Estas 100 perguntas formam um guião de uma visita à fascinante época dos Descobrimentos que nos permite compreender melhor a forma como um povo pequeno conseguiu, entre o desejo de conhecer e a vontade de descobrir, abrir-se ao mundo, espalhar-se pelos cinco continentes e alterar, de forma irreversível, o curso da História de culturas, impérios e civilizações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!