segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ADA BYRON, CONDESSA DE LOVELACE: A MULHER A QUEM A MATEMÁTICA DEU ASAS


        Celebra-se hoje, dia 10 de dezembro, o nascimento de Ada Lovelace, considerada a responsável por criar o primeiro programa de computador conhecido no mundo, algoritmos para cálculos usados na máquina analítica de Charles Babbage. Ela, portanto, entrou para a história da computação como sendo a primeira programadora de computadores de que há notícia.
        Ada, filha do grande poeta Lord Byron e de Anne Isabelle Milbanke, nasceu em Londres, em 1815 e faleceu na capital britânica em 1852. Desde cedo, sobre a influência de sua mãe, Ada teve tutores em matemática e música e, desde os 17 anos, evidenciou grande interesse pela matemática, pela lógica e pelo conhecimento em geral, contrariando a tendência de uma época em que as mulheres não eram ainda bem vistas nos meios intelectuais.
       Casada com o conde William King e mãe de três crianças, Ada Lovelace gostava de ser conhecida como “an Analyst (& Metaphysician)" e conviveu com matemáticos célebres, como Charles Babbage ou Luigi Menebrea. Foi a partir da colaboração com estes cientistas que Ada Lovelace desenvolveu o primeiro algoritmo destinado ao processamento por uma máquina. É por esta razão que Ada é conhecida como a primeira programadora informática e os seus estudos são também precursores da música gerada por computador.
      Em sua honra, o Departamento da Defesa dos E.U.A. designou a sua linguagem informática como “Ada” em 1980, e, no dia 16 de outubro de 2012, celebrou-se o Dia de Ada Lovelace, visando salientar o papel desempenhado pelas mulheres na ciência, na tecnologia, na engenharia e na matemática (STEM).

Máquina Analítica de Charles Babbage

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!