quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O QUE FAZEM OS LIVROS QUANDO DORMIMOS?

     O que fazem os livros quando estamos a dormir? Já algumas vez pensaste nisso? Será que os livros têm vida própria? 
    Os alunos do 6.º F foram desafiados a refletir sobre estas questões. Eis as respostas do Rúben e da Mariana:

O que fazem os livros quando nós dormimos?



     O que fazem os livros quando nós dormimos?
     Eu tenho livros de todos os tamanhos e género, grandes, pequenos, velhos e novos, de aventura, romances, contos e mais e mais.
     Para mim ler é muito importante. Mas já há algum tempo que uma dúvida me persegue e para a qual ainda não tenho a resposta certa. O que fazem os livros quando nós dormimos? Será que brincam? Será que contam histórias uns aos outros? Será que me veem dormir? Será que os livros de terror brincam a assustar os livros de amor?
     Será que fazem grandes festas? Comem sandes de letras e bebem sumos com sabor a tinta vermelha, dançam abanando a lombada. Chamam os seus avós enciclopédias para dançarem com eles.
Será que afinal nada disto acontece e ficam simplesmente à espera que eu acorde para olhar para eles e pensar : “Eu sei o que vocês fazem quando eu estou a dormir...”.
Rúben nº 18 Turma 6º F



     Quando a luz se apaga e tudo fica em silêncio, as crianças fecham os olhos e adormecem profundamente num sono leve e tranquilo.
      Nesse momento, todos os livros saem das prateleiras e começam a conversar uns com os outros. Falam baixinho de um livro novo que chegou durante o dia. Estão curiosos, não sabem nada sobre ele. Uns dizem que deve ser um livro de aventura, outros dizem... não, não, é um livro de poesia. Esta manhã, ouvimos a menina a pedir à mãe um livro de poesia, deve ser ele.
      O livro novo sentia-se triste e assustado, não conhecia ninguém e nunca tinha sido lido. Quando um livro não é lido sente-se excluído e envergonhado, como se não tivesse nenhum amigo na sua nova morada.
      No entanto, os outros livros ganharam coragem e foram ter com ele para saberem como se chamava. O livro, muito envergonhado, disse que era um “livro incompleto”, porque tinha todas as suas páginas em branco. Os outros livros olharam uns para os outros e gritaram ao mesmo tempo,” é um livro de escrita”, as letras que lá apareceriam iriam depender da imaginação do seu dono. Ele ficou felicíssimo, já sabia quem era, um livro muito especial.
     Quando nós dormimos, os livros têm vida e falam entre eles, como são tratados, como são acarinhados e por vezes mal tratados. Temos de cuidar dos nossos livros pois em alguns momentos podem ser os nossos melhores amigos.
Mariana Alves, nº 15, Turma 6º F

Ilustrações de Cristina Brás
(Prof.ª de Educação Visual)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!